Em Triálogos

Congresso Feminino

Auteurs-es

  • Barbara Duarte Benatti Universidade de Brasília, UnB, Brasília, DF, barbara.d.benatti@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-8301-6910
  • Joana Vieira Viana Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Florianópolis, Santa Catarina, joanavieiraviana@hotmail.com

DOI :

https://doi.org/10.5216/ac.v8i1.70766

Résumé

Résumé: Le présent article se propose de discuter du jeu Mamulengo appelé le Congrès féminin du groupe Mamulengando Alegria formé par Neide, Cida et Larissa Lopes. Notre proposition est de composer un texte en dialogue avec Cida, en utilisant leurs discours comme référence et en s'articulant avec le cadre théorique des crochets de cloche (2019), Marcela Lagarde (2011), Margareth Rago (2013), Patrícia Dutra (1998) et le Loi 13.104.

 

 

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Barbara Duarte Benatti, Universidade de Brasília, UnB, Brasília, DF, barbara.d.benatti@gmail.com

Graduada em Administração com ênfase em Hotelaria pelo Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB (2005). Licenciada em Educação Artística: Artes Cênicas, pela Universidade de Brasília-UnB (2008). A monografia para a conclusão do curso, abordou a questão da inclusão das artes em oficinas terapêuticas no Centro de Atenção para usuário de álcool e outras drogas - CAPS ad. Pós-graduada com especialização em Hotelaria Hospitalar, pelo Centro de Excelência em Turismo-UnB (2009), dando desenvolvimento a pesquisa iniciada na graduação, ampliando o repertório sobre a inclusão das artes no processo de recuperação. Mestre em Artes Cênicas (2017), pela Universidade de Brasília-UnB. A dissertação explorou o teatro de bonecos do Mamulengo e a inclusão das mulheres, ressignificando a brincadeira. O trabalho foi selecionado como melhor dissertação na área de linguística, letras e artes junto ao prêmio UnB de dissertação e tese do ano de 2017. Atualmente é Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas na UnB com bolsa da CAPES e membro do BASis do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Joana Vieira Viana, Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Florianópolis, Santa Catarina, joanavieiraviana@hotmail.com

Artista, pesquisadora e professora. Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (2004), Especialização em Docência no Ensino Superior pela Unopar (2014) e Mestrado em Artes Cênicas na UFRN. Cursando Doutorado em Teatro pela Udesc. Tem experiência na área de Artes, principalmente no teatro, com ênfase em teatro de animação, teatro de rua e performance. Aborda temáticas de gênero, cultura popular e afrodescendente.

Références

ALCURE, Adriana Schneider. Mamulengos dos Mestres Zé Lopes e Zé de Vina: etnografia e estudo de personagens. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Centro de Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, UNIRIO, 2001.

ALCURE, Adriana Schneider. Zona da Mata é rica de cana e brincadeira: uma etnografia do Mamulengo. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, UFRJ, Rio de Janeiro, 2007.

BENATTI, Barbara D. Mulheres Mamulengueiras – um Estudo de Caso em Glória do Goitá-PE. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Programa-[; de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

BROCHADO, Izabela. Mamulengo Puppet Theatre in the Socio-Cultural Context of Twentieth-Century Brazil. Tese (Doutorado em Teatro em Filosofia) - Samuel Beckett School of Drama. Trinity College University of Dublin, Irlanda, 2005.

BROCHADO, Izabela. Dossiê Interpretativo: Registro do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, Mamulengo, Cassimiro Coco, Babau e João Redondo como Patrimônio Cultural do Brasil. Brasília: Minc; Iphan; UnB; ABTB, 2014.

DEL PRIORE, Mary. Ao sul do corpo. Condição Feminina e mentalidades no Brasil Colônia. São Paulo: Unesp, 2009.

DUTRA, Patrícia Angélica. Trajetórias de criação do Mamulengo do Professor Benedito em Chão de Estrelas e mais além. Dissertação (Mestrado em Teatro)–Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998.

hooks, bell. Teoria feminista: da margem ao centro. Tradução Rainer Patriota. São Paulo: Perspectiva, 2019.

LAGARDE, Marcela. Los cautiverios de las mujeres; Madresposas, monjas, putas, presas y locas. Madrid: San Cristobal, 2011.

LOPES, Cida. Entrevista concedida a Barbara Benatti e Joana Vieira Viana, pelo ZOOM. Maio, 2021.

LOPES, Cida. LOPES, Neide. Entrevista concedida a Andreisson Quintela, no Canal do Youtube: TV MAMULENGO. Maio, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fnEycA9yhvU, colhido em 05/02/2021.

RIBEIRO, Kaise Helena. A dialogicidade no Mamulengo Riso do Povo: interações construtivas da Performance. 2010. 186 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade de Brasília – Unb. Brasília, 2010.

RAGO, Luzia Margareth. A aventura de contar-se: feminismo, escrita de si e invenções da subjetividade. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2013.

SIMAS, Luiz Antonio. RUFINO, Luiz. Fogo no mato: a ciência encantada das macumbas. Rio de Janeiro: Mórula, 2018.

Téléchargements

Publié-e

2022-10-27

Comment citer

BENATTI, B. D.; VIANA, J. V. Em Triálogos: Congresso Feminino. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 8, n. 1, 2022. DOI: 10.5216/ac.v8i1.70766. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/70766. Acesso em: 23 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Thèmes Variés