Corpo, voz, palavra e poder

A negação do negro no Teatro brasileiro.

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ac.v7i2.70461

Résumé

Artigo apresentando o resultado da aplicação da descrição do discurso proposta por Michel Foucault à análise de uma obra sobre a História do Teatro brasileiro, com atenção ao tratamento oferecido à negritude. Os enunciados apresentados pelo autor exaltam um homem negro alforriado, como primeiro ator brasileiro reconhecido como tal, na mesma maneira que consideram que o negro desaparece dos palcos, após o século XIX. Partindo dos mesmos argumentos, mas pensando o Teatro para além da dramaturgia, fomos capazes de provar o contrário, em especial considerando o corpo como elemento central do fazer do teatral, ao invés da palavra escrita.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Newton Armani de Souza, Universidade Federal de Goiás, Brasil

Professor de Montagem de Espetáculos e Pedagogia do Teatro da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goias. Especialista em Teatro e Dança pelo Centro de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e Doutor em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professor Colaborador do Programa de Pós Graduação em Artes da Cena (EMAC/UFG).

Références

BASTIDE, R. As religiões africanas no Brasil. Contribuição a uma sociologia das interpenetrações das civilizações. Tradução [Capellato, M.E., Krähenbühl] São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1989.

BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução [Vieira, Y. F.] São Paulo: Hucitec/Editora da Universidade de Brasília, 1987.

CARLSON, M. Performances de cultura. In. Performance: uma introdução crítica. Trad. [Thais Flores Nogueira Diniz, Maria Antonieta Pereira]. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010, pp. 22-44).

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. [Trad. Luiz Felipe Baeta Neves]. 7ed. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2009.

MBEMBE, A. Crítica da Razão Negra. Trad. [Marta Lança]. Lisboa: Antígona, 2014.

PRADO, Décio de Almeida. Teatro de Anchieta a Alencar. São Paulo: Perspectiva, 1993.

SOUZA, Newton. A. de. Teatro de Rua na Cadência do Samba. O processo de montagem de “O nome do Negro”, em São Paulo. Lisboa: Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Programa de Estudos em Teatro, 2019 (Tese de doutorado).

Téléchargements

Publié-e

2022-03-25

Comment citer

DE SOUZA, N. A. Corpo, voz, palavra e poder: A negação do negro no Teatro brasileiro. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 7, n. 2, p. 221–248, 2022. DOI: 10.5216/ac.v7i2.70461. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/70461. Acesso em: 17 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossier Thématique