Construindo um currículo negro

Notas sobre identidade, diferença e aliança no campo das Danças Negras

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DOI :

https://doi.org/10.5216/ac.v7i2.69818

Résumé

A partir de ponderações sobre a formação artística e atuação profissional do autor o texto apresenta uma reflexão sobre as políticas de representação identitária no campo da dança. A crítica de pressupostos etnocêntricos aponta tensionamentos entre as práticas de nomeação e as políticas de representação identitária no campo das danças negras. Analisa a experiência de inserção de fazeres e saberes afro-diaspóricos na história do currículo de licenciandos em dança na Universidade Federal da Bahia. Por fim, tece comentários sobre a noção de lugar de fala no debate étnico racial nas artes e os desafios na construção de agências e cumplicidades possíveis.

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Biographie de l'auteur-e

Fernando Ferraz, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil, fernandoferraz@hotmail.com

Professor da Escola de Dança da UFBA. Doutor e Mestre em Artes pelo IA/Unesp, Bacharel Licenciado em História pela FFLCH-USP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Dança da UFBA e do Mestrado Profissional em Dança Prodan-UFBA, membro fundador do Gira: Grupo de Pesquisa em Culturas Indígenas, repertórios Afro-brasileiros e Populares (CNPq) e cocoordenador do Comitê Temático Dança e Diáspora Negra da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança - ANDA. Artista da dança move-se entre os estudos da diáspora negra, história e performance. E-mail: fferraz@ufba.br

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Publié-e

2022-03-25

Comment citer

FERRAZ, F. Construindo um currículo negro: Notas sobre identidade, diferença e aliança no campo das Danças Negras. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 7, n. 2, p. 006–045, 2022. DOI: 10.5216/ac.v7i2.69818. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/69818. Acesso em: 21 nov. 2024.

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