LA ESCRITURA SECRETA DE SAMAÚMA

Voces Vivas de un Cuerpo Colectivo

Autores/as

  • Laura Castro de Araújo Universidade Federal da Bahia, UFBA, Salvador, Bahia, Brasil, lauracastro.ar@gmail.com
  • Candice Universidade Federal da Paraíba, UFPA, João Pessoa, Paraíba, Brasil, candicedidonet@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-5955-919X

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v9i1.76003

Resumen

RESUMEN: SAMAÚMA es un(a) árbol gigante de la selva amazónica y muchos pueblos indígenas la toman como una biblioteca. Sus grandes raíces son dispositivos sonoros que se comunican por las reverberaciones de las batidas en su tronco.  SAMAÚMA nos presenta otras formas de escritura con las que vamos a performar. Tomando un árbol como cuerpo colectivo y como multitud de seres diferentes como: animales, microorganismos y plantas, nuestro papel es crear una experiencia traductora de múltiples grafías y simbiosis.

PALABRAS CLAVE: Árbol. Escritura performativa. Traducción poética.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Laura Castro de Araújo, Universidade Federal da Bahia, UFBA, Salvador, Bahia, Brasil, lauracastro.ar@gmail.com

Laura Castro é poeta, performer e professora adjunta da Universidade da Bahia, no Brasil. Atua no Bacharelado Interdisciplinar em Artes e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. É doutorada em Artes e mestre em Literatura. Seu interesse de pesquisa cruza a literatura em seu campo expandido e as diferentes possibilidades materiais da escrita. Atualmente, seu trabalho é fortemente influenciado pelas epistemologias e ontologias dos povos indígenas no Brasil, sua poética e estética de vida, para vislumbrar novos mundos possíveis.

Candice, Universidade Federal da Paraíba, UFPA, João Pessoa, Paraíba, Brasil, candicedidonet@gmail.com

Candice Didonet é artista do corpo e professora adjunta da Universidade da Paraíba onde trabalha no Departamento de Artes Cênicas. É mestre em Dança pela Universidade da Bahia e atualmente doutoranda em Estudos Artísticos na Universidade Francisco José de Caldas de Bogotá, Colômbia. Seus interesses de pesquisa cruzam as conexões entre escrita e performance, trazendo imagens que sugerem visões cosmopolíticas para a coreografia.

Descargas

Publicado

2023-12-10

Cómo citar

CASTRO DE ARAÚJO, L.; DIDONET, C. LA ESCRITURA SECRETA DE SAMAÚMA: Voces Vivas de un Cuerpo Colectivo. Arte de la Escena, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 175–194, 2023. DOI: 10.5216/ac.v9i1.76003. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/76003. Acesso em: 22 nov. 2024.