Cenas pretas e restaurações do encantamento do mundo

Um olhar para o trabalho coreográfico de Tiago Oliveira

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v7i2.70121

Resumen

Este artigo representa um esforço de valorização das estéticas negras no contexto da criação em dança. O interesse se encontra relacionado com as críticas ao racismo desenvolvidas no trabalho coreográfico de Tiago Oliveira, coreógrafo negro da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Para tanto, organiza-se uma discussão sobre a situação colonial como fenômeno estruturante de um modelo de desenvolvimento baseado na lógica da exploração e da violência. Além disso, defende-se a ideia das cenas negras como políticas de luta e resistência. Metodologicamente, elabora-se um estudo de caso sobre as obras de Tiago Oliveira, buscando compartilhar os processos de pensamento, criação e ativismo político que se encontram nas dramaturgias de duas de suas peças coreográficas: Vira-lata e À margem.

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Biografía del autor/a

Victor Hugo Neves de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil.

Artista e Pesquisador das Artes da Cena. Professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba e do Mestrado Profissional em Artes/UFPB. Doutor em Ciências Sociais - UERJ (2016). Mestre em Ciência da Arte - UFF (2011) e Bacharel em Dança - UFRJ (2008). Cofundador do Fórum de Artistas Pretas e Pretos da Paraíba. Líder do Grupo de Pesquisa Cena Preta - Quilombo (UFPB/CNPq).

Tiago Oliveira, Lia Rodrigues Cia. de Danças, Rio de Janeiro, Brasil

Bailarino e coreógrafo. Iniciou seus estudos em dança no projeto Dança e Vida Júnior (2004) e aprofundou a formação no Centro de Movimento Deborah Colker. Como Bailarino, integrou a Dimensões Cia de Dança (2007); a Cia Jovem Deborah Colker (2009/2010); a Laso Cia de Dança (2011); a Renato Vieira Cia de Dança (2013-2016) e a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói (2014-2017). Atualmente, trabalha como intérprete-criador na Lia Rodrigues Cia de Danças e desenvolve investigações de caráter autoral.

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Publicado

2022-03-25

Cómo citar

OLIVEIRA, V. H. N. de; OLIVEIRA, T. Cenas pretas e restaurações do encantamento do mundo: Um olhar para o trabalho coreográfico de Tiago Oliveira. Arte de la Escena, Goiânia, v. 7, n. 2, p. 090–113, 2022. DOI: 10.5216/ac.v7i2.70121. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/70121. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Dossier Temático