DANÇAS, POÉTICAS E OS SABERES CORPORIFICADOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v6i2.65093Resumen
A narrativa poética de Lara Rodrigues Machado e Sebastião Silva oferece as leitoras e leitores histórias de experiências da vida e ou da cena que se desdobram por meio de encontros diversos em busca da construção comunitária de uma dança ao encontro permanente dos sentidos para a vida pautados nos saberes tradicionais de povos e culturas do Brasil. Por meio de trocas vividas com a proposta metodológica do Jogo da Construção Poética no âmbito das Universidades Federais do Rio Grande do Norte (UFRN), do Sul da Bahia (UFSB) e da Escola de Dança da UFBA apontamos para questionamentos significativos ao pensar, sentir e viver uma dança descentralizada, que propõe pesquisas em constantes transformações nascidas das vivencias, estudos e pensamentos críticos em contraponto à lógica de produção logocêntrica, meritocrática e subalternizante que caracteriza a ordem do modelo civilizacional vigente em grande parte do sistema educacional.
Descargas
Citas
DOWBOR, Fátima Freire. Quem educa marca o corpo do outro. São Paulo: Cortez, 2008.
MACHADO, Lara Rodrigues. ANDRADE, Sara Maria de. (Org.). Danças no Jogo da Construção Poética. 1ª. ed. Natal: Jovens Escribas, 2017, 188p.
MACHADO, Lara., DOMENICI, Eloisa., RODRIGUES, Éder., (org.). Corpo, Poética e Ancestralidade. Salvador, v. 23, n. 42, p. 01-245, 11 mar. 2019. Semestral. Disponível em: http://www.ppgac.tea.ufba.br/wp-content/uploads/2019/09/cad_gipe_cit-42.pdf http://www.ppgac.tea.ufba.br/wp-content/uploads/2019/09/cad_gipe_cit-42.pdf. Acesso em: 14 ago. 2020.
RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca. Bailarino-pesquisador-intérprete: processo de formação. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1997.
SANTOS, Inaicyra F. dos. Corpo e ancestralidade: uma proposta pluricultural de dança arte e educação. São Paulo: Editora Terceira Margem, 2006.
SILVA de Oliveira, Luiz Henrique Reseña de "Becos da memória" de Conceição EVARISTO. Revista Estudos Feministas, vol. 17, núm. 2, maio-agosto, 2009, p. 621-623. Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina, Brasil.
SILVA, Sebastião de Sales. A ancestralidade do corpo: diálogo com os mestres. Revista Manzuá, vol. 3, núm. 1, 2020. p. 56-79. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFRN/DEART/CCHLA.
______. Saudades Z(é): metaforizando a construção do corpo brincante. 2017. 100f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.