DANÇAS, POÉTICAS E OS SABERES CORPORIFICADOS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v6i2.65093

Abstract

The poetic narrative of  XXXX and XXXX offers the readers stories about life and/or scene experiences that unfold through many meetings in pursuit of the communitarian construction of a dance in the permanent encounter of the senses for life guided on the traditional set of knowledge of the peoples and cultures from Brazil. By means of exchanged living experiences with the methodological proposition of XXXX in the sphere of the Federal Universities from Rio Grande do Norte (UFRN), from Sul da Bahia (UFSB) and from UFBA’s dance school, we point to meaningful questionings when thinking, feeling and living a decentralized dance that proposes researches in constant transformations that are born from the livingness, studies and critical thoughts in counterpoint to the logic of logocentric, meritocratic and subalternizing production that characterizes the order of the civilizational model in effect in a large part of the educational system.

 

Key words: Dances, Traditional knowledge, Poetics and Ancestry

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Author Biographies

Sebastião Silva Sales, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

 Ator-brincante, professor e pesquisador das artes da cena. É intérprete-criador do espetáculo Saudades Z(é) que nasceu como resultado prático-cênico de sua pesquisa de mestrado intitulada "Saudades Z(é): metaforizando a construção do corpo brincante" realizada no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Teve participação no espetáculo Revoada do Arkhétypos Grupo de Teatro (UFRN), do Espetáculo Pérola da Cia. Pérola de Teatro e do Espetáculo Lá do Interior do Coletivo de Atores O de casa, ô de fora, no qual assume a função de diretor e ator do Coletivo. Sebastião Silva tem em sua formação uma proposta multidisciplinar; é pedagogo e literato em culturas do Rio Grande do Norte. Atualmente faz o doutorado em Dança na Universidade Federal da Bahia (UFBA), na qual, integra o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade (GIPE/UFBA). Tião Silva é um menino, um brincante que resolveu fazer da sua arte o seu sacerdócio, vivendo em constantes atravessamentos.

Lara Rodrigues Machado, Universidade Federal do Sul da Bahia, Porto Seguro, Bahia, Brasil.

Graduada em Dança (1994), com Mestrado (2001) e Doutorado (2008) em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas/SP (Unicamp). Professora Associada do Centro de Artes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Líder do Grupo Interinstitucional de Pesquisa “Corpo e Ancestralidade” (UFBA). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Poéticas do Corpo e Saberes Populares” (UFSB). Mestra pela Escola Brasileira de Capoeira. Área de interesse e atuação nos temas dança, cultura, sociedade, arte e capoeira.

References

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______. Saudades Z(é): metaforizando a construção do corpo brincante. 2017. 100f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

Published

2020-12-26

How to Cite

SILVA SALES, S.; MACHADO, L. R. DANÇAS, POÉTICAS E OS SABERES CORPORIFICADOS. Art on Stage Journal, Goiânia, v. 6, n. 2, p. 494–514, 2020. DOI: 10.5216/ac.v6i2.65093. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/65093. Acesso em: 22 dec. 2024.