ESCRITURAS DO CORPO E TEXTO DO FEMININO
Do diário à cena
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v6i1.62001Resumen
O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre o processo de criação e transposição à cena dos diários da escritora Anaïs Nin, no espetáculo Anaïs Nin à flor da pele, tendo como foco as suas reflexões sobre sexualidade, gênero e abordando o cunho libertário de sua obra que estimulou diversos movimentos emancipatórios feministas. Além disso, pretende-se refletir sobre o processo de composição das escrituras do corpo nesse solo, que teve como eixo o estudo da dança flamenca, que a autora praticava, partindo do princípio decolonial dessa expressão artística, de sua construção de corpo insurgente, bem como da exaltação de um feminino não subserviente e liberto. Esse artigo visa, por meio da contribuição do processo criativo do espetáculo Anaïs Nin à flor da pele, tecer uma reflexão sobre práticas artísticas no contexto das poéticas de gênero e das escrituras do texto e corpo do feminino na cena contemporânea.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.