PERFORMAR A PRÓTESE
A invenção tecnopolítica do corpo transgênero em P.P.P (Postition Parallèle au Plancher) (2008) de Phia Ménard
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v6i1.61990Resumen
O artigo propõe uma discussão acerca dos usos da prótese no espetáculo P.P.P (Position Parallèle au Plancher) (2008), da Compagnie Non Nova. Para tanto, considera-se a emergência cênico-performativa de um corpo prostético que, ao agir no limiar entre a carne e o plástico, o orgânico e o inorgânico, esgarça os processos de incorporação prostética e seus efeitos na modulação do gênero. Sendo assim, na medida em que concretiza um penoso plano de despossessão da masculinidade, argumenta-se que Phia Ménard, ao mesmo tempo encenadora e performer do espetáculo, inscreve uma imagem do gênero como dispositivo biopolítico, imposto numa complexa rede de relações econômicas, políticas e sociais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.