O DESEJO CRUEL NA PERFORMANCE DO CORPO SEM ÓRGÃOS

Autores/as

  • Rodrigo Peixoto Barbara Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v6i1.61267

Resumen

Objetiva-se com essa escritura propor um agenciamento entre os conceitos: ‘Desejo’, de Gilles Deleuze e Félix Guattari, e ‘Crueldade’, de Antonin Artaud. Desse agenciamento, disporemos outro conceito, o de ‘Desejo Cruel’, além de investigar como que este se faz presente na performance do Corpo sem Órgãos. Esse estudo vem, contudo, para torcer/distorcer os conceitos aqui propostos no intuito de estabelecer conexões/rizomas dentro de um contexto filosófico/artístico da Diferença.

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Biografía del autor/a

Rodrigo Peixoto Barbara, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais da Universidade Federal de Goiás. Ator-bailarino licenciado em Artes Cênicas pela UFG. No campo cênico, experiencia e desenvolve estudos com ênfase no triálogo: interpretação, dança (expressão corporal/Somato-pisicopedagogia) e educação. Investiga as áreas filosóficas e literárias da Diferença sendo pesquisador das poesias transgressoras de Manoel de Barros e dos pensamentos subversivos de Friedrich Nietzsche, Antonin Artaud, Gilles Deleuze e Félix Guattari. Compõe o grupo de contação e cantação de histórias: "Encanteria de Teatro". E-mail para contato: teatrodrigo.arte@gmail.com

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Publicado

2020-07-25

Cómo citar

BARBARA, R. P. O DESEJO CRUEL NA PERFORMANCE DO CORPO SEM ÓRGÃOS. Arte de la Escena, Goiânia, v. 6, n. 1, 2020. DOI: 10.5216/ac.v6i1.61267. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/61267. Acesso em: 24 nov. 2024.