Mendigos, Comerciantes e Artistas Profissionais
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v5i2.59305Resumen
Os mecanismos de sedução de plateias foram usados por mendigos, em especial os cerretani, pelo charlatães e pelos bufões. Ações artísticas participaram da venda de um lugar ao céu e da venda de medicamentos e serviços de saúde. Finalmente, tornaram-se venda exclusiva de espetáculos. Esse passo último requereu a especialização profissional de atores e artistas saltimbancos, incluídos no mercado de espetáculos e mediados por um empresário.
Descargas
Citas
KERR, Rosalind. The Italian Actress and the Foundations of Early Modern European Theatre: Performing Female Sexual Identities on the Commedia dell'Arte Stage. Early Theatre, v. 11, n. 2. Toronto: Records of Early English Drama, 2008, p. 181-197.
SCALA, Flaminio. Scenarios of the Commedia dell’Arte: Flaminio Scala’s Il Teatro delle Favole Rappresentative. New York: New York University Press, 1967.
TESSARI, Roberto. Commedia dell’Arte: la Maschera e l”Ombra. Milano: Mursia, 1981.
TESSARI, Roberto. Allettamenti Meravigliosi: Immaginario e Spetacoli dei Ciarlatani. Milano; Udine: Mimesis, 2018.
VIANELLO, Daniele. L’Arte del Buffone. Maschere e spettacolo tra Italia e Baviera nel XVI secolo. Roma: Bulzoni, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.