REFLEXÕES SOBRE A COMPOSIÇÃO CENOGRÁFICA E O PALIMPSESTO A PARTIR DA PRÁTICA TEATRAL EM ESPAÇOS DE USO NÃO CONVENCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v4i2.54427Resumen
En este artículo se aborda un tema relacionado a la imagen de la escena,
más precisamente acerca de la Composición Escenográficaen espectáculos teatrales practicados en los espacios de uso no convencional. Aquí se dedicará una atención especial a la analogía entre la Composición Escenográficay el palimpsesto, teniendo en cuenta la importancia de los espacios que son elegidos, sus significados peculiares y sus contribuciones a la dinamización de la narración escénica.
Descargas
Citas
APPIA, Adolphe. A Obra de Arte Viva. Tradução de Redondo Júnior, edição de Eugénia Vasques. 2ª ed. Amadora, Biblioteca. Portugal: Escola Superior de Teatro e Cinema, 2004. CD-ROM.
ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. Tradução Teixeira Coelho; Revisão de tradução Monica Stahel. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BORNHEIM, Gerd Alberto. O sentido e a máscara. São Paulo: Perspectiva, 2007.
CERTEAU, Michel de. A invenção do Cotidiano: 1. Artes de fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. 21ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
COHEN, Myriam Aby. Cenografia Brasileira Século XXI: diálogos possíveis entre prática e o ensino. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 2007. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas).
DONDIS, Dondis A. Sintaxe da Linguagem Visual. Tradução Jefferson Luiz Camargo. 2ª ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1997.
Enciclopédia Século XX. Dicionário. 12º volume. Livraria José Olympio Editora. Rio de Janeiro, 1977, p. 1152.
GARROCHO, Luiz Carlos. Madeiazonamorta: dos corpos, dos planos e do todo aberto. In: Grupo Teatro Invertido. Cena Invertida: dramaturgias em processo. Belo Horizonte: Edições CPMT, 2010a.
GARROCHO, Luiz Carlos. A cena nos espaços encontrados. VI Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Belo Horizonte: 2010b. Disponível em: http://www.portalabrace.org/vicongresso/territorios/Luiz%20Carlos%20Garrocho-%20A%20cena%20nos%20espa%E7os%20enconrados.pdf Acesso em: 03, jul, 2018.
KOSOVSKI, Lídia. Comunicação e Espaço Cênico: Do cubo teatral à cidade escavada. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura/Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2000. Tese (Doutorado em Comunicação).
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Tradução: Pedro Süssekind. Apresentação: Sérgio de Carvalho. São Paulo: Editora Cosac & Naif, 2007.
MENDES, Daniel Marcos Pereira. Estudos de processos de Composição Cenográfica em espetáculos teatrais praticados em espaços de uso não convencional durante a Ocupação Cênica e a Coabitação Teatral. Ouro Preto: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/ UFOP, 2016. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas).
NASCIMENTO, Ela. Sobre Espaço, Imagem e Cenografia. Revista Vestindo a Cena. São Paulo: 2014. Disponível em: http://vestindoacena.com/sobre-espaco-imagem-e-cenografia/ Acesso em: 21, out, 2015.
OLIVEIRA, Rogério Santos de. O Espaço-Tempo da Vertigem: Grupo Teatro da Vertigem. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2005. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas).
OLIVEIRA, Rogério Santos de. El Proceso Creativo Teatral: Conceptualización y análisis a través de su aplicación a la obra de de Albert Boadella y Els Joglars. Alcalá: Facultad de Filosofía y Letras/ Universidad de Alcalá, 2009. Tesis (Doctorado en Artes).
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Tradução para língua portuguesa sob a direção de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. 3ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.
RATTO, Gianni. Antitratado de cenografia: variações sobre o mesmo tema. São Paulo: SENAC, 1999.
ROLLEMBERG, Doris Cruz. A cenografia além do espaço e do tempo: O Teatro de dimensões adicionais. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Teatro/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2008. Tese (Doutorado em Teatro).
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4ª ed. São Paulo: EDUSP, 2012.
URSSI, Nelson José. A Linguagem Cenográfica. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/ Universidade de São Paulo, 2006. Dissertação (Mestrado em Artes).
VIANA, Fausto Roberto Poço; CAMPELLO NETO, Antonio Heráclito Carneiro. Introdução histórica sobre cenografia: os primeiros rascunhos. São Paulo: Fausto Viana, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.