REFLEXÕES SOBRE A COMPOSIÇÃO CENOGRÁFICA E O PALIMPSESTO A PARTIR DA PRÁTICA TEATRAL EM ESPAÇOS DE USO NÃO CONVENCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v4i2.54427Abstract
Neste artigo é abordado um tema relacionado à imagética da cena, mais precisamente acerca da Composição Cenográfica de espetáculos teatrais praticados em espaços de uso não convencional. Aqui será dedicada uma atenção especial à analogia entre a Composição Cenográfica e o palimpsesto, tendo em vista a importância dos espaços que são eleitos, seus significados peculiares e suas contribuições para a dinamização da narrativa cênica.
Downloads
References
APPIA, Adolphe. A Obra de Arte Viva. Tradução de Redondo Júnior, edição de Eugénia Vasques. 2ª ed. Amadora, Biblioteca. Portugal: Escola Superior de Teatro e Cinema, 2004. CD-ROM.
ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. Tradução Teixeira Coelho; Revisão de tradução Monica Stahel. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BORNHEIM, Gerd Alberto. O sentido e a máscara. São Paulo: Perspectiva, 2007.
CERTEAU, Michel de. A invenção do Cotidiano: 1. Artes de fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. 21ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
COHEN, Myriam Aby. Cenografia Brasileira Século XXI: diálogos possíveis entre prática e o ensino. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 2007. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas).
DONDIS, Dondis A. Sintaxe da Linguagem Visual. Tradução Jefferson Luiz Camargo. 2ª ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1997.
Enciclopédia Século XX. Dicionário. 12º volume. Livraria José Olympio Editora. Rio de Janeiro, 1977, p. 1152.
GARROCHO, Luiz Carlos. Madeiazonamorta: dos corpos, dos planos e do todo aberto. In: Grupo Teatro Invertido. Cena Invertida: dramaturgias em processo. Belo Horizonte: Edições CPMT, 2010a.
GARROCHO, Luiz Carlos. A cena nos espaços encontrados. VI Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Belo Horizonte: 2010b. Disponível em: http://www.portalabrace.org/vicongresso/territorios/Luiz%20Carlos%20Garrocho-%20A%20cena%20nos%20espa%E7os%20enconrados.pdf Acesso em: 03, jul, 2018.
KOSOVSKI, Lídia. Comunicação e Espaço Cênico: Do cubo teatral à cidade escavada. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura/Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2000. Tese (Doutorado em Comunicação).
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Tradução: Pedro Süssekind. Apresentação: Sérgio de Carvalho. São Paulo: Editora Cosac & Naif, 2007.
MENDES, Daniel Marcos Pereira. Estudos de processos de Composição Cenográfica em espetáculos teatrais praticados em espaços de uso não convencional durante a Ocupação Cênica e a Coabitação Teatral. Ouro Preto: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/ UFOP, 2016. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas).
NASCIMENTO, Ela. Sobre Espaço, Imagem e Cenografia. Revista Vestindo a Cena. São Paulo: 2014. Disponível em: http://vestindoacena.com/sobre-espaco-imagem-e-cenografia/ Acesso em: 21, out, 2015.
OLIVEIRA, Rogério Santos de. O Espaço-Tempo da Vertigem: Grupo Teatro da Vertigem. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2005. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas).
OLIVEIRA, Rogério Santos de. El Proceso Creativo Teatral: Conceptualización y análisis a través de su aplicación a la obra de de Albert Boadella y Els Joglars. Alcalá: Facultad de Filosofía y Letras/ Universidad de Alcalá, 2009. Tesis (Doctorado en Artes).
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Tradução para língua portuguesa sob a direção de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. 3ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.
RATTO, Gianni. Antitratado de cenografia: variações sobre o mesmo tema. São Paulo: SENAC, 1999.
ROLLEMBERG, Doris Cruz. A cenografia além do espaço e do tempo: O Teatro de dimensões adicionais. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Teatro/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2008. Tese (Doutorado em Teatro).
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4ª ed. São Paulo: EDUSP, 2012.
URSSI, Nelson José. A Linguagem Cenográfica. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/ Universidade de São Paulo, 2006. Dissertação (Mestrado em Artes).
VIANA, Fausto Roberto Poço; CAMPELLO NETO, Antonio Heráclito Carneiro. Introdução histórica sobre cenografia: os primeiros rascunhos. São Paulo: Fausto Viana, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Art on Stage Journal uses the Creative Commons - Attribution-Non-Commercial 4.0 International license as a basis for transferring rights, for open access journals (Open Archives Initiative - OAI).
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
1) Authors retain the copyright and grant the Art on Stage Journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution Non Commercial License.
2) Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this Journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, provided that the reference to the place of publication is cited, that is, the electronic address / reference of Art on Stage Journal.
4) The authors of the works published in the Art on Stage are expressly responsible for their content.
5) Authors will not be paid for publication of works in the Art on Stage Journal.