TRILHAS DE UM PROCESSO DE CRIAÇÃO ENTRE COMICIDADES AMERÍNDIAS DA AMAZÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v4i1.52194Palabras clave:
Curupirá, Makunaima, comicidade ameríndia, Amazônia, processo de criaçãoResumen
Este artigo é uma cartografia de invenções poéticas acerca do riso ameríndio, acionadas no processo de criação de Curupirá, poética cênica em desenvolvimento enquanto pesquisa acerca de comicidades da Amazônia de floresta profunda. Escrito entre o que denomino de trilhas, convida o leitor a criar uma ordem própria de leitura, no desordenamento da escrita, enquanto cria para si uma configuração possível do caminho incerto por onde tenho seguido em pesquisa e criação. O artigo discute a comicidade presente nos mitos ameríndios, a partir de Makunaima, e tece compreensões acerca do comportamento traquino, cômico, de seres espirituais da floresta, presente também no cotidiano das comunidades, traçando linhas acerca do imbricamento, presente no pensamento ameríndio, entre humano e animal. Atravessa, ainda, a noção inventada de Makunaimação enquanto ato de torção operado pelas comicidades ameríndias, poeticamente acionado em Curupirá. Inconcluso, o artigo encerra com uma imagem de diário de bordo, deixando ao leitor apenas provocações de pensamentos que reverberem para além da escrita.Descargas
Citas
ALBUQUERQUE, Maria Betânia Barbosa. ABC do Santo Daime. Belém: EDUEPA, 2007.
ANDRADE, Mário de. Macunaíma, o herói sem nenhum caráter. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.
BARROS, Manoel de. Retrato do artista quando coisa [1998]. In: BARROS, Manoel. Poesia Completa. São Paulo: Leya, 2010. p.355-376.
DOS SANTOS, Gilton Mendes. Rapé e xamanismo entre grupos indígenas no médio Purus, Amazônia. Amazônica: revista de Antropologia, Belém, UFPA, v.7, n.1, p.10-27, 2015. Disponível em: http://periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica/article/view/2148/2440. Acesso em: 27, mar, 2018.
ESBELL, Jaider. Terreiro de Makunaima: mitos, lendas e estórias em vivências. Belém: Cromos, 2012.
FAUSTO, Carlos. Inimigos fiéis: história, guerra e xamanismo na Amazônia. São Paulo: Edusp, 2014.
KOCH-GRÜNBERG, Theodor. Mitos e lendas dos índios Taulipangue e Arekuná. In: MEDEIROS, Sérgio (Org.). Makunaíma e Jurupari: cosmogonias ameríndias. São Paulo: Perspectiva, 2002. p.29-228.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Cia. Das Letras, 2015.
LAGROU, Els. O riso grotesco e o riso festivo: narrativas e performances kaxinawa. In: CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro; GONÇALVES, José Reginaldo Santos. (Orgs.). As festas e os dias: ritos e sociabilidades festivas. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2009. p.169-196.
MASSUMI, Brian. O que os animais nos ensinam sobre política. São Paulo: n-1, 2017.
MINDLIN, Betty; SURUÍ, Narradores. Vozes da origem: estórias sem escrita. São Paulo: Ática, 1996.
OVERING, Joanna. The efficacy of laughter: the ludic side of magic within amazonian sociality. In: OVERING, Joanna; PASSES, Alan (Orgs.). The anthropology of love and anger: the aesthetics of conviviality in native Amazonia. Londres: Routledge, 2000. p. 64-81.
PAES LOUREIRO, João de Jesus. Cantares amazônicos. 4 ed. Belém: Cultural Brasil, 2015.
SÁ, Lúcia. Tricksters e mentirosos que abalaram a literatura nacional: as narrativas de Akúli e Mayuluaípu. In: MEDEIROS, Sérgio (Org.). Makunaíma e Jurupari: cosmogonias ameríndias. São Paulo: Perspectiva, 2002. p.245-259.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Metafísicas canibais: elementos para uma antropologia pós-estrutural. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. O medo dos outros. Revista de Antropologia. São Paulo, USP, v. 54, n. 2, p.885-917, jul-dez 2011. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/39650. Acesso em: 25, mar, 2018.
YAMÃ, Yaguarê. Urutópiag: a religião dos pajés e dos espíritos da selva. São Paulo: IBRASA, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.