RIZO-LIMINARIDADE: PERFORMANCES DO ‘ENTRE’
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v4i1.51579Palabras clave:
Liminaridade, Rizoma, Victor Turner, Gilles Deleuze, Félix Guattari.Resumen
O presente texto objetiva discorrer sobre duas performances do ‘entre’: uma em Victor Turner e outra em Gilles Deleuze e Félix Guattari. Em Turner, discorrer-se-á sobre a primeira, a ‘Liminaridade’, levando em consideração a extensão que este termo abarca: communitas, margem, status e ritos de passagem (este último, ancorado na teoria de Arnold Van Gennep). Em Deleuze e Guattari, dissertar-se-á acerca da segunda, o ‘Rizoma’, e, consequentemente, a sua condição de fluxo e corte, de desterritorialização, de nomadismo e multiplicidade. Este texto também está fundamentado teoricamente em Richard Schechner, importante teórico na área das Performances Culturais e de influência nos escritos de Victor Turner.
Descargas
Citas
DAWSEY, John C. Sismologia da Performance: Ritual, Drama e Play. Revista de Antropologia, São Paulo, USP, V. 50, nº. 2, p. 527 – 570, 2007.
DAWSEY, John C. Turner, Benjamin e Antropologia da Performance: O lugar olhado (e ouvido) das coisas. Campos – Revista de Antropologia Social. Paraná, Universidade Federal do Paraná, V. 7, Nº. 2, p. 17 – 25, 2006.
DELEUZE, Gilles. A dobra: Leibniz e o Barroco. Trad.: Luíz B. L. Orlandi. Campinas, SP: Papirus, 1991.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia Vol. 1. Trad.: Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 2011.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia Vol. 4. Trad.: Suely Rolnik. São Paulo, Editora 34, 2012.
GENNEP, Arnold Van. Os ritos de passagem. Trad.: Mariano Ferreira. 3ª ed. Petrópolis, Vozes, 2011.
LEVY, Tatiana Salem. A experiência do fora: Blanchot, Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
MADEIRA, Sofia Pereira. Ritual de iniciação no Alto Xingu: a reclusão feminina Kamayurá. Revista de Ciências Humanas. Florianópolis, EDUFSC, n. 40, p. 403-421, 2006.
PEIRANO, Mariza. Temas ou Teorias? O estatuto das noções de ritual e de performance. Campos – Revista de Antropologia Social. Paraná, Universidade Federal do Paraná, V. 7, Nº. 2, p. 9 – 16, 2006.
SCHECHNER, Richard. Performers e Espectadores: Transportados e Transformados. Moringa – Artes do Espetáculo, João Pessoa, Vol. 2, n. 1, p. 155-185, 2011.
SCHECHNER, Richard. Ritual. In: LIGIÉRO, Zeca (Org.). Performance e Antropologia de Richard Schechner. Trad.: Augusto Rodrigues da Silva Junior et al. Rio de Janeiro, Mauad X, 2012, p. 49-89.
TRINDADE, Rafael. Deleuze - Rizoma. Publicado em: 21 set. 2013. Disponível em: http://razaoinadequada.com/2013/09/21/deleuze-rizoma/. Acesso em: 02 ago. 2015.
TURNER, Victor. Betwix and between: o período liminar nos ritos de passagem. In: TURNER, Victor. Floresta de Símbolos. Aspectos do Ritual Ndembu. Niterói: Eduff, 2005a, p. 137-158.
TURNER, Victor. Dewey, Dilthey e Drama: um ensaio em antropologia da experiência (primeira parte). Trad.: Herbert Rodrigues. Cadernos de Campo, São Paulo, V. 13, Nº 13, p. 177-185, 2005.
TURNER, Victor. Dramas, campos e metáforas: ação simbólica na sociedade humana. Trad.: Fabiano de Morais. Rio de Janeiro: EdUFF, 2008.
TURNER, Victor. O processo ritual: estrutura e anti-estrutura. 2ª ed. Trad.: Nancy Campi de Castro e Ricardo A. Rosenbusch. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.