RIZO-LIMINARIDADE: PERFORMANCES DO ‘ENTRE’

Autores/as

  • Rodrigo Peixoto Barbara Universidade Federal de Goiás
  • Renata Valério Póvoa Curado Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v4i1.51579

Palabras clave:

Liminaridade, Rizoma, Victor Turner, Gilles Deleuze, Félix Guattari.

Resumen

O presente texto objetiva discorrer sobre duas performances do ‘entre’: uma em Victor Turner e outra em Gilles Deleuze e Félix Guattari. Em Turner, discorrer-se-á sobre a primeira, a ‘Liminaridade’, levando em consideração a extensão que este termo abarca: communitas, margem, status e ritos de passagem (este último, ancorado na teoria de Arnold Van Gennep). Em Deleuze e Guattari, dissertar-se-á acerca da segunda, o ‘Rizoma’, e, consequentemente, a sua condição de fluxo e corte, de desterritorialização, de nomadismo e multiplicidade. Este texto também está fundamentado teoricamente em Richard Schechner, importante teórico na área das Performances Culturais e de influência nos escritos de Victor Turner.

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Biografía del autor/a

Rodrigo Peixoto Barbara, Universidade Federal de Goiás

Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais da Universidade Federal de Goiás. Ator-bailarino licenciado em Artes Cênicas pela UFG. No campo cênico, experiencia e desenvolve estudos com ênfase no triálogo: interpretação, dança (expressão corporal/Somato-pisicopedagogia) e educação. Investiga as áreas filosóficas e literárias da Diferença sendo pesquisador das poesias transgressoras de Manoel de Barros e dos pensamentos subversivos de Friedrich Nietzsche, Antonin Artaud, Gilles Deleuze e Félix Guattari. Compõe o grupo de contação e cantação de histórias: "Encanteria de Teatro". E-mail para contato: teatrodrigo.arte@gmail.com

Renata Valério Póvoa Curado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestra em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2017), licenciada em Artes Cênicas pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (2011) e graduada em Gestão em Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás(2005).  Pesquisadora dos caminhos do corpo e suas potencialidades, das performances culturais e memoriais, da sócio-diversidade cultural brasileira em sintonia com a interpretação teatral e a antropologia da arte. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em teatro, dança e arte-educação. Trabalha como atriz, performer e produtora/diretora de peças teatrais. Atua como educadora no ensino infantil, ensinos fundamental I e II, ensino médio e ensino de jovens e adultos, sempre trabalhando com a capacidade de transformação e crescimento de seus alunos a partir do contato com as diversas formas de se fazer, ser e estar na arte.

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Publicado

2018-07-31

Cómo citar

BARBARA, R. P.; CURADO, R. V. P. RIZO-LIMINARIDADE: PERFORMANCES DO ‘ENTRE’. Arte de la Escena, Goiânia, v. 4, n. 1, p. 197–228, 2018. DOI: 10.5216/ac.v4i1.51579. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/51579. Acesso em: 21 nov. 2024.