RHRIZO-LIMINARITY: PERFORMANCES OF THE “BETWEEN”

Authors

  • Rodrigo Peixoto Barbara Universidade Federal de Goiás
  • Renata Valério Póvoa Curado Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v4i1.51579

Keywords:

Liminarity, Rhizome, Victor Turner, Gilles Deleuze, Félix Guattari.

Abstract

The present text aims to discuss two performances of 'between': one in Victor Turner and another in Gilles Deleuze and Félix Guattari. In Turner, the first, 'Liminarity', will be discussed, taking into account the extent to which this term encompasses: communitas, margin, status and rites of passage (the latter, anchored in Arnold Van Gennep's theory). In Deleuze and Guattari, the second, the 'Rhizome', and consequently its flow and cut condition, of deterritorialization, of nomadism and multiplicity, will be discussed. This text is also theoretically grounded in Richard Schechner, an important theoretician in the field of Cultural Performances and influential in the writings of Victor Turner.

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Author Biographies

Rodrigo Peixoto Barbara, Universidade Federal de Goiás

Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais da Universidade Federal de Goiás. Ator-bailarino licenciado em Artes Cênicas pela UFG. No campo cênico, experiencia e desenvolve estudos com ênfase no triálogo: interpretação, dança (expressão corporal/Somato-pisicopedagogia) e educação. Investiga as áreas filosóficas e literárias da Diferença sendo pesquisador das poesias transgressoras de Manoel de Barros e dos pensamentos subversivos de Friedrich Nietzsche, Antonin Artaud, Gilles Deleuze e Félix Guattari. Compõe o grupo de contação e cantação de histórias: "Encanteria de Teatro". E-mail para contato: teatrodrigo.arte@gmail.com

Renata Valério Póvoa Curado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestra em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2017), licenciada em Artes Cênicas pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (2011) e graduada em Gestão em Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás(2005).  Pesquisadora dos caminhos do corpo e suas potencialidades, das performances culturais e memoriais, da sócio-diversidade cultural brasileira em sintonia com a interpretação teatral e a antropologia da arte. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em teatro, dança e arte-educação. Trabalha como atriz, performer e produtora/diretora de peças teatrais. Atua como educadora no ensino infantil, ensinos fundamental I e II, ensino médio e ensino de jovens e adultos, sempre trabalhando com a capacidade de transformação e crescimento de seus alunos a partir do contato com as diversas formas de se fazer, ser e estar na arte.

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Published

2018-07-31

How to Cite

BARBARA, R. P.; CURADO, R. V. P. RHRIZO-LIMINARITY: PERFORMANCES OF THE “BETWEEN”. Art on Stage Journal, Goiânia, v. 4, n. 1, p. 197–228, 2018. DOI: 10.5216/ac.v4i1.51579. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/51579. Acesso em: 17 jul. 2024.