TRÂNSITOS E PERCURSOS DE ARTE-VIDA NO PROCESSO CRIATIVO DO ESPETÁCULO “NJILAS: DANCE E ESQUEÇA SUAS DORES”
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v3i2.50157Palabras clave:
Atriz, Mito, Processos de Criação.Resumen
O presente artigo traça uma breve análise do processo de construção da personagem Afoju, no contexto do espetáculo NJILAS: Dance e Esqueça suas Dores, buscando identificar, na singularidade de uma prática cênica específica, importante aporte de reflexão sobre aspectos universais da formação da atriz, além de fundamentos metodológicos da prática e criação teatral.Descargas
Citas
BROOK, Peter. O Ponto de Mudança: quarenta anos de experiências teatrais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.
BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2001.
COHEN, Renato. Performance como linguagem: criação de um tempo-espaço de experimentação. São Paulo: Perspectiva, 1989.
COHEN, Renato. Work in Progress na Cena Contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 1998.
DIDEROT, Denis. Paradoxo sobre o comediante. Lisboa: Guimarães Editores, 2000.
GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.
LÓPEZ-PEDRAZA, Rafael. Dioniso no exílio: sobre a repressão da emoção e do corpo. São Paulo: Paulus, 2002.
MILARÉ, Sebastião. Hierofania: o teatro segundo Antunes Filho. São Paulo: Edições SESC SP, 2010.
NUNES, Alexandre Silva. ATOR & ALMA: A Morte como Método. Dissertação (Mestrado em Artes) ¬– Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
SCHECHNER, Richard. Performance e Antropologia de Richard Schechner. Seleção de ensaios organizada por Zeca Ligiéro. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012.
WALLER, John. A Time to Dance a Time To Die: the extraordinary story of the dancing plague of 1518. Londres: Icon Books, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.