Transits and Routes of Art-Life in the Creative Process of the Theater Play XXX

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v3i2.50157

Keywords:

Actress, Myth, Creative Process.

Abstract

The present paper provides a brief analysis about the creation process of the Afoju character in context of the theater play XXXXXXXXX, in order to identify, in the singularity of a specific scenic practice, important contribution of reflection about universal aspects of the actress training, as also methodological fundaments of the practice and creation theatrical.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Renata Weber, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda pela programa de pós-graduação em Artes Cênicas na Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Licenciada em Artes pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil); Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora substituta no curso de Artes Cênicas na Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). 

Alexandre Silva Nunes, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Artes Cênicas, pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2010), Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005) e Licenciado em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas, pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). É Professor Adjunto da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde leciona nos cursos de Artes Cênicas, Direção de Arte e Dança, e ocupa a função de coordenador do curso de Direção de Arte. É editor-chefe da revista Arte da Cena e líder do grupo de pesquisa ÍMAN - Imagem, Mito e Imaginário nas Artes da Cena. Coordena o LABORSATORI - Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa nas Artes da Cena e o Festival Universitário de Artes Cênicas de Goiás - FUGA. Foi membro do Conselho Deliberativo da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural - RTVE (2014-2015) e é autor do livro ATOR, SATOR, SATORI - Labor e Torpor na Arte de Personificar, publicado pela Editora da UFG. 

References

BROOK, Peter. O Ponto de Mudança: quarenta anos de experiências teatrais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.

BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2001.

COHEN, Renato. Performance como linguagem: criação de um tempo-espaço de experimentação. São Paulo: Perspectiva, 1989.

COHEN, Renato. Work in Progress na Cena Contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 1998.

DIDEROT, Denis. Paradoxo sobre o comediante. Lisboa: Guimarães Editores, 2000.

GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.

LÓPEZ-PEDRAZA, Rafael. Dioniso no exílio: sobre a repressão da emoção e do corpo. São Paulo: Paulus, 2002.

MILARÉ, Sebastião. Hierofania: o teatro segundo Antunes Filho. São Paulo: Edições SESC SP, 2010.

NUNES, Alexandre Silva. ATOR & ALMA: A Morte como Método. Dissertação (Mestrado em Artes) ¬– Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

SCHECHNER, Richard. Performance e Antropologia de Richard Schechner. Seleção de ensaios organizada por Zeca Ligiéro. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012.

WALLER, John. A Time to Dance a Time To Die: the extraordinary story of the dancing plague of 1518. Londres: Icon Books, 2009.

Published

2017-12-30

How to Cite

WEBER, R.; NUNES, A. S. Transits and Routes of Art-Life in the Creative Process of the Theater Play XXX. Art on Stage Journal, Goiânia, v. 3, n. 2, p. 108–119, 2017. DOI: 10.5216/ac.v3i2.50157. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/50157. Acesso em: 23 nov. 2024.