IYABÁS EM CENA: O TRÂNSITO E AS REPRESENTAÇÕES DAS DIVINDADES FEMININAS DO CANDOMBLÉ
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v3i1.46179Palabras clave:
Afoxé, Candomblé, Performance, Iyabás, Estudos Afro-ameríndios.Resumen
O presente artigo visa discutir a presença e a representação feminina no espetáculo “Agô: Iyabás Pedem Passagem” do Afoxé Oju Omim Omorewá, trazendo para o diálogo aspectos característicos da transmissão de saberes das religiões afro-brasileiras, focando no trânsito da performance ritual sagrada para a performance artística. Aqui, além de um breve resumo do espetáculo, faremos uma explanação sobre as Iyabás e os espíritos ancestrais femininos ali representados, sob a perspectiva da relação corpo x espiritualidade e as associações possíveis com as mulheres contemporâneas. Como suporte teórico, recorremos aos conceitos de Performance trazidos por Richard Schechner em paralelo às reflexões sobre os Estudos da Performance de Diana Taylor e os Estudos Afro-ameríndios de Zeca Ligiéro.
Descargas
Citas
BARBA, Eugenio. A Canoa de Papel – Tratado de Antropologia Teatral. Brasília: Dulcina Editora – 2009.
FALCÃO, Inaicyra. Corpo e Ancestralidade – Uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. Salvador: EDUFBA – 2002.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens – O jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2008.
LIGIERO, Zeca. Iniciação ao Candomblé. Rio de Janeiro: Record, 1993.
LODY, Raul, SABINO, Jorge. Danças de Matriz Africana – Antropologia do Movimento. Rio de Janeiro: Palas, 2011.
MARTINS, Suzana. A Dança de Yemanjá Ogunté Sob a Perspectiva Estética do Corpo. Salvador: EGBA, 2008.
NÓBREGA, Nadir. Dança afro – Sincretismo de Movimentos. Salvador: Editora Santa Maria: 1992.
SAUL, Luciana. Rituais do Candomblé – Uma inspiração para o trabalho criativo do ator. 276 p. Dissertação de Mestrado. CAC/ECA/USP. São Paulo – 2006.
SCHECHNER, Richard. O que é performance?. In O Percevejo, ano 11, 2003, n. 12, p. 25 a 50.
PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos Orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
VERGER, Pierre Fatumbi. Orixás. Salvador: Corrupio Edições, 2002.
ZENICOLA, Denise. Performance e Ritual – A dança das Iabás no Xirê. Rio de Janeiro: Mauad X Editora, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.