IYABÁS ON THE SCENE: THE TRANSIT AND THE REPRESENTATIONS OF THE FEMININE DIVINITIES OF THE CANDOMBLÉ

Authors

  • DANIELA BENY POLITO MORAES Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte http://orcid.org/0000-0001-9284-8938
  • TEODORA DE ARAÚJO ALVES Professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte , Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v3i1.46179

Keywords:

Afoxé, Candomblé, Performance, Iyabás, Estudos Afro-ameríndios.

Abstract

The present article aims to discuss the presence and the female representation in the show “Agô: Iyabás Pedem Passagem” of Afoxé Oju Omim Omorewá, bringing to the dialogue aspects characteristic of the transmission of knowledge of the Afro-Brazilian religions, focusing on the transit of sacred ritual performance for artistic performance. Here, in addition to a brief summary of the show, we will make an explanation of the Iyabás and the female ancestral spirits represented there, from the perspective of the relation body x spirituality and the possible associations with contemporary women. As a theoretical support, we used the concepts of Performance brought by Richard Schechner in parallel to the reflections on the Performance Studies of Diana Taylor and the Afro-Amerindian Studies of Zeca Ligiéro.

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Author Biographies

DANIELA BENY POLITO MORAES, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestra com título obtido no Programa de Pós -Graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (2017). Especialista em Antropologia pela Universidade Federal de Alagoas/UFAL (2014), possui graduação em Artes Cênicas: Licenciatura em Teatro pela UFAL (2011). Atualmente é dramaturga, atriz, produtora e diretora - Invisível Companhia de Teatro e assistente de produção - Patacuri - Cultura, Formação e Comunicação Afro-Ameríndio. Atuou como professora de Artes pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e professora - Secretaria do Estado da Educação e Esporte e professora contratada da Universidade Estadual de Alagoas. Principal foco de interesse nas Artes Cênicas é o treinamento de atores/atrizes através do uso dos elementos da dança e da mitologia de Iansã com base na Antropologia Teatral. Atualmente atua como professora substituta de teatro do IFRN Campus Ceará-Mirim.

TEODORA DE ARAÚJO ALVES, Professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte , Brasil

É docente, diretora artística, pesquisadora e gestora na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Presidiu a Comissão de Criação do Curso de Licenciatura em Dança da UFRN em 2009, onde atua como docente. É Diretora do Núcleo de Arte e Cultura da UFRN desde 2008 e Coordenadora de Ações culturais, museológicas e de memória da PROEX/UFRN; Coordena o Comitê Gestor do Plano de Cultura da UFRN/Mais Cultura nas Universidades/MinC/MEC e diversos projetos de extensão universitária, entre eles, Grupo de Dança da UFRN; Projeto Encantos da Vila (2004-2011), Programa Circuito cultural universitário (Une)versos das artes/PROEXT/MEC/SESu (2013/2015), Programa SigaArte na UFRN (desde 2013) e Programa Chão de Saberes. Possui Graduação em Educação Física e Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na Linha de Pesquisa Corporeidade e Educação; Coordenou grandes eventos científico-culturais, a exemplo da SBPC Cultural em 2010 e a Teia Nacional da Diversidade - (coordenação local na UFRN, em parceria com o MINC). Criou e coordenou, junto com o Prof. Dr.Edson Claro (in memoriam), a Base de Pesquisa GECARTE - Grupo de Estudos em Corpo, Arte e Educação no período de 2005 a 2010, atualmente Grupo Cirandar. Possui livros e capítulos de livros publicados, entre eles: Herdanças de Corpos brincantes: saberes da corporeidade em danças afro-brasileiras; Encantos da Vila: uma experiência com arte, cultura e educação. Atua no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRN, ministrando componentes curriculares, desenvolvendo pesquisas e orientações em Dança, Teatro, corpo, corporeidade, cultura e educação.

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Published

2017-07-31

How to Cite

MORAES, D. B. P.; ALVES, T. D. A. IYABÁS ON THE SCENE: THE TRANSIT AND THE REPRESENTATIONS OF THE FEMININE DIVINITIES OF THE CANDOMBLÉ. Art on Stage Journal, Goiânia, v. 3, n. 1, p. 128–142, 2017. DOI: 10.5216/ac.v3i1.46179. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/46179. Acesso em: 17 may. 2024.