A Participação do Laboratório de Teatro de Formas Animadas na Montagem do Espetáculo O Grande Governador da Ilha dos Lagartos

Autores/as

  • Saulo Germano Sales Dallago Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil
  • Francisco Guilherme de Oliveira Junior Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

Palabras clave:

Teatro de animação, teatro de bonecos, processo criativo, interpretação teatral.

Resumen

O presente trabalho apresenta o processo de criação de bonecos pelo Laboratório de Teatro de Formas Animadas – LATA, para o espetáculo O Grande Governador da Ilha dos Lagartos, texto original de Antônio José da Silva (1734), encenado por docentes e estudantes da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás - EMAC/UFG durante o IV Seminário Internacional de Musicologia (2014), bem como procedimentos sobre a interpretação voltada para a manipulação de bonecos. O processo relatado está vinculado aos objetivos do Projeto de Extensão e Cultura proposto pelo LATA, que englobam a pesquisa, a produção artística e acadêmica relacionada ao teatro de animação, linguagem caracterizada pela presença de objeto, ou corpo objetivado, imbuído da ideia de vida por meio de procedimentos e convenções cênicas. As experiências são relatadas pelo construtor dos bonecos, professor Francisco Guilherme, e pelo ator-protagonista da montagem, professor Saulo Dallago, acompanhadas por uma reflexão teórica sobre a interpretação/manipulação das formas animadas utilizadas no espetáculo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Saulo Germano Sales Dallago, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Goiás, Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás e Doutor em História pela mesma instituição, trabalha junto à Escola de Música e Artes Cênicas da UFG nos cursos de Artes Cênicas e Direção de Arte, atuando nas áreas de Interpretação, Oficina do Espetáculo, Performance, História do Teatro e Produção Cultural.

Francisco Guilherme de Oliveira Junior, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

Mestre em Educação pela UnB, com a Dissertação A Materialidade no Teatro de Animação, especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela UnB e licenciado em Educação Artística pelo Instituto de Artes/Departamento de Artes Cênicas da UnB (habilitação em Artes Cênicas). Pertence ao Quadro Docente da Escola de Música e Artes Cênicas - EMAC da Universidade Federal de Goiás, onde coordena os Laboratórios de Teatro de Formas Animadas e de Máscaras e Meios Expressivos. Atuou como professor efetivo de Artes Cênicas na Secretaria de Estado de Educação do DF no período de 2004 a maio de 2011, onde exerceu o cargo de Vice Diretor na Escola Parque 303/304 Norte no período de 2009 à maio de 2011.

Citas

BALARDIM, Paulo Cesar. Desdobramentos do ator, do objeto e do espaço. Tese (doutorado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Doutorado em Teatro, Florianópolis:[S.N.], 2013.

BELTRAME, Valmor Nini. Princípios técnicos do trabalho do ator-animador. Artigo virtual retirado do livro Teatro de bonecos: distintos olhares sobre teoria e prática. Florianópolis: UDESC, 2008, pg 25. Disponível em:

http://teatrodeanimacao.wordpress.com/revista-eletronica/principios-tecnicos-do-trabalho-do-ator-animador-por-valmor-nini-beltrame/. Acesso: 20/06/2014.

________________________. Animar o Inanimado: a formação profissional no teatro de bonecos. Tese (Doutorado em Artes). Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo: São Paulo:[S.N.], 2001.

CHEKHOV, Michael. Para o ator. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

MEYERHOLD, Vsevolod. Enunciados sobre a biomecânica. Artigo virtual retirado da revista Buffonneries, nº 18-19 - Exercise (s) - Le Siècle Stanislavski, Lectoure, 1989, pág. 215-219. Tradução de Roberto Mallet. Disponível em

http://www.grupotempo.com.br/tex_biomecanica.html. Acesso: 20/06/2014.

OLIVEIRA, José Luís de. O teatro de bonifrates em Antônio José da Silva, o Judeu. Dissertação de mestrado em ciências da cultura - especialização em cultura e artes. Vila Real: Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, 2010.

Publicado

2015-03-31

Cómo citar

DALLAGO, S. G. S.; OLIVEIRA JUNIOR, F. G. de. A Participação do Laboratório de Teatro de Formas Animadas na Montagem do Espetáculo O Grande Governador da Ilha dos Lagartos. Arte de la Escena, Goiânia, v. 1, n. 2, p. 88–100, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/33096. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Temas Variados