Balé e aprendizagem motora

uma revisão do estado da arte

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v8i1.71846

Abstract

Several motor learning studies sought to investigate factors that can be manipulated to qualify pedagogical actions for learning ballet skills. This study aimed to synthesize these studies in order to describe the current scenario of the literature on the acquisition of ballet motor skills and to suggest applications to enhance the teaching-learning process of ballet. Searches were carried out in the main databases within the last 15 years, with the descriptors “motor learning OR skill acquisition OR motor skill AND dance OR ballet”. 17 articles were included and organized into thematic blocks. The review provided ways of complementing the traditional method of ballet by promoting autonomy to the ballet dancer and by efficiently setting the environment for practice. The findings have considerable potential to maintain the ballet dancer committed, confident, motivated, and less prone to injuries.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Giovana Nathalya Carneiro, Universidade de São Paulo,USP,São Paulo, São Paulo, Brasil, giovana_carneiro@usp.br

Giovana N. Carneiro é estudante do curso de Bacharelado em Educação Física e Saúde na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP), onde integra o Grupo de Estudo e Pesquisa em Capacidades e Habilidades Motoras, realizando pesquisas em Comportamento Motor e Dança; é bailarina clássica há 13 anos e professora de balé clássico infantil. 

Cassio M. Meira Jr., Universidade de São Paulo - Escola de Artes, Ciências e Humanidades, USP, São Paulo, São Paulo, cmj@usp.br

Bacharel em Esporte (1995), Mestre (1999) e Doutor (2005) em Educação Física pela EEFE/USP. Realizou Pós-Doutorado na University of Tennessee em Aprendizagem Motora (2012) e em Desenvolvimento Motor (2016) - University of Tennessee). Professor Associado (livre-docente - 2011) em dedicação exclusiva da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Ex-Presidente da Comissão de Pesquisa da EACH-USP. Foi coordenador do Curso de Graduação em Educação Física e Saúde (EACH-USP). Vice-Coordenador do Laboratório de Ciências da Atividade Física e Vice-Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Capacidades e Habilidades Motoras. Também atua como orientador de pós-doutorado e pós-graduação em Ciências da Atividade Física (EACH-USP). É membro da Sociedade Brasileira de Comportamento Motor e da NASPSPA. Possui experiência nas áreas de Comportamento Motor, Esportes Coletivos, Pedagogia do Esporte e Metodologia da Pesquisa. Trabalha com as seguintes linhas de pesquisa: Diferenças Individuais Motoras, Rastreamento Visual em Habilidades Motoras, Aquisição e Controle de Habilidades Motoras, Desempenho Físico e Motor. cmj@usp.br http://each.uspnet.usp.br/cmj/

References

A GUIDE FOR WRITING SCHOLARLY ARTICLES OR REVIEWS FOR THE EDUCATIONAL RESEARCH REVIEW. elsevier.com, 2022. Disponível em https://www.elsevier.com/__data/promis_misc/edurevReviewPaperWriting.pdf). Acesso em 26/01/2022.

CABRAL, Anelise Moreti. Efeito do feedback extrínseco na cinemática de membro inferior e tronco durante um salto do ballet clássico: ensaio clínico controlado randomizado cego. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2019. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia).

CASTAGNA, Patrícia; CORRÊA, Umberto Cesar. O uso do espelho na dança. Pesquisa em Comportamento Motor, v.2, n.1, 32-38, 2019.

CASTRO, Carolina Konzen. Dança clássica: Da origem à profissionalização. Minas Gerais: Centro Federal Tecnológica de Minas Gerais, 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens).

COKER, Elizabeth; KAMINSKI, Terry. Effect of visual condition on performance of balance-related tasks in elite dance students. Motor Control, v. 24, n.3, 397-407, 2020.

CORREIA, Cristina Maria Miguel. Programa de técnica de dança clássica: Do pré-primário ao 2º ciclo de escolaridade do ensino não vocacional. Lisboa: Escola Superior de Dança, 2010. Dissertação (Mestrado em Metodologias do Ensino da Dança).

COSTA, Michele Silva da Silveira; FERREIRA, Arthur de Sá; FELICIO, Lilian Ramiro. Equilíbrio estático e dinâmico em bailarinos: Revisão da literatura. Fisioterapia e Pesquisa, v.20, n.3, 292-298, 2013.

DEARBORN, Karen; ROSS, Rachel. Dance learning and the mirror: Comparison study of dance phrase learning with and without mirrors. Journal of Dance Education, v.6, n.4, 109-115, 2006.

DENARDI, Renata Alvares; CORRÊA, Umberto Cesar. Effects of instructional focus on learning a classical ballet movement, the pirouette. Journal of Dance Medicine & Science, v.17, n.1,18-23, 2013.

EAVES, Daniel; BRESLIN, Gavin; SCHAIK, Paul Van; SPEARS, Iain Richard. The short-term effects of real-time virtual reality feedback on motor learning in dance. Presence: Teleoperators and Virtual Environments, Special Issue: Virtual Reality and Sports, v. 20, n. 11, 62-77, 2011.

ENGHAUSER, Rebecca. Motor learning and the dance technique class: Science, tradition, and pedagogy. Journal of Dance Education (on line version), v. 3, n.3, 87-95, 2011.

FAGUNDES, Julie; CHEN, David D.; LAGUNA, Patricia. Self-control and frequency of model presentation: Effects on learning a ballet passé relevé. Human Movement Science, v. 32, 847-856, 2013.

GUSS-WEST Clare., HUM, B. & WULF. Gabriele. Attentional focus in classical ballet: A survey of professional dancers. Journal of Dance Medicine & Science, v. 20, n.1, 23-29. 2016.

HARTER, Natália. Mass; CARDOZO, Priscila Lopes; CHIVIACOWSKY, Suzete. Conceptions of ability influence the learning of a dance pirouette in children. Journal of Dance Medicine & Science, v.23, n.4, 167-172, 2019.

KARIN, Janet. Recontextualizing dance skills: Overcoming impediments to motor learning and expressivity in ballet dancer. Frontiers in Psychology, v. 7, 7 p, 2016.

LEMOS, Anielle; WULF, Gabriele; LEWTHWAITE, Rebecca; CHIVIACOWSKY, Suzete. Autonomy support enhances performance expectancies, positive affect, and motor learning. Psychology of Sport and Exercise, v. 32, 28-34, 2017.

MAGILL, Richard A.; ANDERSON, David I. Motor learning and control: Concepts and applications. New York: McGraw-Hill, 2017.

MARCONDES Stéfani A.; GIMENEZ, Roberto. Aquisição de habilidades motoras seriadas: Influência da experiência prévia no desempenho da dança. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v.18, n.3, 5-11, 2010.

OLIVEIRA, Catarina Machado de. Transferência bilateral de aprendizagem em crianças: um estudo no ballet clássico. Porto: Universidade do Porto, 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências do Desporto).

PUOLI, Giovana Galvão. O ballet no Brasil e a economia criativa: Evolução histórica e perspectivas para o século XXI. 2010. Monografia de Conclusão de Curso em Relações Internacionais, Fundação Armando Alvares Penteado - Faculdade de Economia, São Paulo, 2010.

RODRIGUES, Sérgio T.; FERRACIOLI, Marcela. de C.; DENARDI, Renata. A. Learning a complex motor skill from video and point-light demonstrations. Perceptual and Motor Skills v.111, n.2, 307-323, 2010.

SAMPAIO, Flávio. Ballet passo a passo (1 ed.). Paracuru, Ceará: Editora Paracuru, 2013.

SCHMIDT, Richard A.; WINSTEIN, Carolee J.; WULF, Gabriele; LEE, Timothy; ZELAZNIK, Howard N. Motor control and learning: A behavioral emphasis. Champaign, Human Kinetics, 2019.

SOUZA, Michele Caroline de; BERLEZE, Adriana; VALENTINI, Nadia Cristina. Efeitos de um programa de educação pelo esporte no domínio das habilidades motoras fundamentais e especializadas: Ênfase na dança. Revista da Educação Física/UEM, v.19, n.4, 509-519, 2008.

SPESSATO, Bárbara Coiro; VALENTINI, Nadia Cristina. Estratégias de ensino nas aulas de dança: Demonstração, dicas verbais e imagem mental. Revista da Educação Física/UEM, v. 24, n. 3, 475-487, 2013.

TANI, G. Comportamento motor: Conceitos, estudos e aplicações. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2016.

TANI, Go.; MEIRA JR, Cássio de Miranda; CATTUZZO, Maria Tereza. Aprendizagem Motora e Educação Física: Pesquisa e intervenção. In: Bento, J.O.; Tani, G.; Prista, A. (Org.). Desporto e Educação Física em Português. Porto: Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Pp. 36-56, 2010.

Published

2022-10-27

How to Cite

CARNEIRO, G. N.; M. MEIRA JR., C. Balé e aprendizagem motora: uma revisão do estado da arte. Art on Stage Journal, Goiânia, v. 8, n. 1, 2022. DOI: 10.5216/ac.v8i1.71846. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/71846. Acesso em: 23 dec. 2024.