COLLECTIVE TRANSPERFORMANCE

Bizarrics and non-binarisms caused in (and from) the performing body

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v6i1.64197

Abstract

Abstract: This text is the presentation of a bold proposal: to think of a post-genre society, in less categorizing ways of sharing existence, having the art of performance as a resource. Based on this premise and the theories proposed by Judith Butler (gender performativity) and Jacques Rancière regarding the construction of fictions and a “sharing of the sensible”, we analyzed Collective transperformance, which are group performances based on the process of poetic construction-experimentation of the trans image. And the goal? Fire the genre. In the identity. In the little box we never fit into.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ricardo Marinelli Martins, Universidade Estadual do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

(Princesa) Ricardo Marinelli é artista, pesquisador, professor e gestor de projetos em arte contemporânea. Licenciado em Educação Física (2002) e Mestre em Educação (2005) pela UFPR, onde foi professor de Dança e Filosofia (2005-2006). Foi bolsista/residente da Casa Hoffmann (2003-2004) e integrou a Couve-flor minicomunidade artística mundial (2005-2012). Entre 2004 e 2015 recebeu 16 prêmios de diferentes instituições para suas criações e projetos, com os quais tem circulado por diversos eventos no Brasil, Alemanha, Martinica, Cuba, Uruguai, Perú, Equador e Itália. Suas obras mais destacadas são ?Travesqueens?, ?Não alimente os animais?, ?Eu tenho autorização da polícia para ficar pelado aqui?, ?Família dos batráquios? e a mais recente ?Jaula Cabaré?. Desde 2011 mantém a plataforma criativa "Sim, somos bizarras!", reunindo diversos artistas brasileiros que traba lham com questões ligadas a corpos abjetados, projeto que contou com o financiamento do programa Rumos Itaú Cultural 2013-2014. Criativa e esteticamente está interessado em desenvolver uma poética pessoal que articule corpo, intimidades e vivência da sexualidade. Foi vinculado ao NUPESC/UFPR (Núcleo de estudos e Pesquisas Sócio-filosóficas e Culturais em Educação e Educação Física), onde coordenou entre 2004 e 2006 a linha de pesquisa de Corpo e Diversidade Sexual. Desde então sua produção acadêmica está aliada aos pensamentos do movimento queer e da livre expressão da sexualidade.

Rafael Guarato, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

Historiador da dança e professor do curso de graduação em Dança e dos Programas de Pós-Graduação em Artes da Cena e Performances Culturais da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutor em Historia e Líder do Grupo de Pesquisa em Memória e História da Dança (CNPq) e integrante del grupo Descentradxs - Descentrar la Investigación en Danza. Além de artigos publicados em diferentes periódicos nacionais e internacionais, é autor dos livros "Dança de rua: corpos para além do movimento" (2008) e "Ballet Stagium e a fabricação de um mito" (2019). 

 

Published

2020-07-25

How to Cite

MARTINS, R. M.; GUARATO, R. . COLLECTIVE TRANSPERFORMANCE: Bizarrics and non-binarisms caused in (and from) the performing body. Art on Stage Journal, Goiânia, v. 6, n. 1, 2020. DOI: 10.5216/ac.v6i1.64197. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/64197. Acesso em: 17 jul. 2024.