Malambo, Tradição e Memória na heterogeneidade dos tempos históricos da Argentina. O Corpo como Arquivo em La Era del Cuero
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v11i1.82497Resumo
O malambo foi historicamente construído na Argentina como uma dança representativa do ser nacional e, atualmente, observa-se certa disputa entre inovação e tradição em torno dessa dança. Uma ideia de tradição que supõe uma certa “fidelidade” à forma como o malambo era dançado em sua origem, o que leva à seguinte pergunta: é possível reproduzir aquele malambo do passado de forma idêntica? E ele ainda seria o mesmo se se desviasse de certos parâmetros tradicionais? Este artigo propõe analisar a relação entre dança, tradição e história a partir da obra La Era del Cuero, de Pablo Rotemberg, estreada em 2022. Por meio da incorporação do malambo e, consequentemente, da figura do gaucho, a obra permite refletir e repensar os vínculos entre arquivo e memória na encenação desses corpos. Esses corpos encarnam as tensões e negociações de um passado que surge no presente e que permite pensar um tempo heterogêneo no qual passado, presente e futuro convivem em um mesmo tempo cênico. A pergunta fundamental que orienta este trabalho é: que representações e que reminiscências dessa dança do passado podem ser vistas encarnadas nos corpos dos/as bailarinos/as?
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