Esta é uma versão desatualizada publicada em 2025-09-02. Leia a versão mais recente.

Malambo, Tradição e Memória na heterogeneidade dos tempos históricos da Argentina. O Corpo como Arquivo em La Era del Cuero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v11i1.82497

Resumo

O malambo foi historicamente construído na Argentina como uma dança representativa do ser nacional e, atualmente, observa-se certa disputa entre inovação e tradição em torno dessa dança. Uma ideia de tradição que supõe uma certa “fidelidade” à forma como o malambo era dançado em sua origem, o que leva à seguinte pergunta: é possível reproduzir aquele malambo do passado de forma idêntica? E ele ainda seria o mesmo se se desviasse de certos parâmetros tradicionais? Este artigo propõe analisar a relação entre dança, tradição e história a partir da obra La Era del Cuero, de Pablo Rotemberg, estreada em 2022. Por meio da incorporação do malambo e, consequentemente, da figura do gaucho, a obra permite refletir e repensar os vínculos entre arquivo e memória na encenação desses corpos. Esses corpos encarnam as tensões e negociações de um passado que surge no presente e que permite pensar um tempo heterogêneo no qual passado, presente e futuro convivem em um mesmo tempo cênico. A pergunta fundamental que orienta este trabalho é: que representações e que reminiscências dessa dança do passado podem ser vistas encarnadas nos corpos dos/as bailarinos/as?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldana Iglesias, Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina.

Argentinean dance researcher, dancer and sociology graduate from the National University of San Martin (UNSAM), where she developed the thesis ‘Bailando trabajo: tensiones entre arte y trabajo en la sindicalización de la danza’. Her current research focuses on the relationship between symbolic value and economic value in Argentine folk dances. Since 2018, she has been a member of the Grupo de Estudios de Danzas Argentinas y Latinoamericanas (GEDAL) at the Instituto de Historia del Arte Argentino y Latinoamericano (IHAAL) of the Facultad de Filosofía y Letras (UBA).

Referências

ADAMOVSKY, Ezequiel. El gaucho indómito: De martín fierro a perón, el emblema imposible de una nación desgarrada. Argentina: Siglo XXI editores, 2019.

ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: Reflexiones sobre el origen y la difusión del nacionalismo. México: Fondo de Cultura Económica, 1993.

BARBA, Fabián. Quito-Brussels: A Dancer’s Cultural Geography. In Mark Franko (ed.), The Oxford Handbook of Dance and Reenactment. Oxford: Oxford Handbooks, 2018.

BENJAMIN, Walter. Tesis sobre filosofía de la historia. In La dialéctica en suspenso. ARCIS/LOM, 1996.

BERTOLINI, Constanza. La era del cuero o el malambo del día después de mañana. La Nación, 2022, 1 de diciembre. https://www.lanacion.com.ar/espectaculos/danza/la-era-del-cuero-o-el-malambo-del-dia-despues-de-manana-nid01122022/

CADÚS, Eugenia. Narrativas dominantes y violencia epistémica en la historiografía de las danzas argentinas: posibilidades de desobediencia. Intersticios De La política Y La Cultura. Intervenciones Latinoamericanas, 8(16), 143-166, 2019.

____ Danza y peronismo. Disputas entre cultura de elite y culturas populares. Biblos, 2020.

CANCLINI, Néstor. Culturas Híbridas. Estrategias para entrar y salir de la modernidad. México: Grijalbo, 1989.

CHAMOSA, Oscar. Breve historia del folclore argentino (1920-1970). Identidad, política y nación. Argentina: Edhasa, 2012.

DÍAZ, Claudio. Variaciones sobre el “ser nacional”. Una aproximación sociodiscursiva al “folklore” argentino. Resonancias, vol.17, n°33, 2009.

___ El Festival de Cosquín como espacio de disputas simbólicas. Dupey, A. M. (Comp.) Cosechando todas las voces. Folklore, identidades y Territorios. Choele Choel, 2018.

DE LA PUENTE, Irene. Intermedialidad e Historia. Los usos de la intermedialidad como modo de acceso al pasado en ¿Adónde van los muertos? (Lado B) (2010) y (Lado A) (2011) y Requiem. La última cinta del Grupo Krapp (2021) del Grupo Krapp y La era del cuero (2022) de Pablo Rotemberg. Paper submitted for PhD Seminar Ficciones fundacionales, unpublished.

DEL MÁRMOL, Mariana; MAGRI, Gisela; y SÁEZ, Mariana Lucía. Historizando la danza local: Una visión antropológica sobre el surgimiento y devenir de las prácticas de danza contemporánea en La Plata. Universidad Nacional de La Plata, 2011.

DURANTE, Beatriz (Coord.). Historia General de la Danza en la Argentina. Fondo Nacional de las Artes, 2008.

FOUCAULT, Michel. Nacimiento de la biopolítica: Curso en el Collège de France (1978-1979). Fondo de Cultura Económica, 2007.

____ Historia de la sexualidad. Volumen 1: La voluntad de saber (R. Álvarez, Trad.). Siglo XXI Editores, 2008.

GEERTZ, Clifford. The interpretation of cultures. Basic Books, 1973.

GRAMSCI, Antonio. Prison notebooks (J. A. Buttigieg & A. Callari, Eds. y trad.). Columbia University Press, 2011.

HALBWACHS, Maurice. La memoria colectiva. España: Prensas Universitarias de Zaragoza, 2004.

HOBSBAWM, Eric. Nations and Nationalism since 1780. Programme, Myth, Reality (2nd ed.). Cambridge University Press, 1992.

ISSE MOYANO, Marcelo. Retrospectiva de la danza contemporánea en Buenos Aires. Dorin P (Ed.) V jornadas de investigación en danza 2011. En la práctica y reflexión coreográfica. Departamento de Artes del Movimiento; Universidad Nacional de las Artes, 2015.

LEPECKI, André. Exhausting Dance: Performance and the Politics of Movement. Routledge, 2006.

____ The Body as Archive: Will to Re-Enact and the Afterlives of Dances. Dance Research Journal, 42(2), 28–48, 2010.

MYERS, Jorge. Los universos culturales del romanticismo. Reflexiones en torno a un objeto oscuro. Batticuore, G.; Gallo, K. y Myers, J. (Comps.) Resonancias románticas: ensayos sobre historia de la cultura argentina 1820-1890. Eudeba, 2005.

PLESCH, Melanie. Resisting the Malambo. On the Musical Topic in the Works of Alberto Ginastera. The Musical Quarterly, Volume 101, Issue 2-3, Summer-Fall 2018, Pages 157–215, 2018.

SARLO, Beatriz. La pasión y la excepción. Sarmiento y la política argentina. Editorial Siglo XXI, 1993.

TERÁN, Oscar. Historia de las ideas en la Argentina. Diez lecciones iniciales, 1810-1980. Siglo XXI Editores, 2008.

VEGA, Carlos. Danzas y canciones argentinas. Teorías e investigaciones. Ediciones Centurión, 1936.

___ Las danzas populares argentinas (Tomo I y II). Instituto Nacional de Musicología "Carlos Vega", 1952.

___ El origen de las danzas folkloricas. Melos, 1956.

WILLIAMS, Raymond. Marxism and literature. Oxford University Press, 1977.

Downloads

Publicado

2025-09-02

Versões

Como Citar

IGLESIAS, Aldana. Malambo, Tradição e Memória na heterogeneidade dos tempos históricos da Argentina. O Corpo como Arquivo em La Era del Cuero. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 11, n. 1, p. 24–47, 2025. DOI: 10.5216/ac.v11i1.82497. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/82497. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático