Terreiro da infância

artes integradas na cena da universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v10i2.79543

Resumo

Resumo

O presente artigo é um relato de experiência crítico e reflexivo acerca do espetáculo: Crianças... ou Nossas Infâncias Inventadas! (2012). O objetivo é apresentar e analisar um dos principais trabalhos do Coletivo Integrado de Artes Terreiro da Infância, abordando o método, a metodologia e os elementos poéticos constitutivos no processo de montagem, tais como: a memória, a imagem, a imaginação, o imaginário. A partir das notações da direção e dos diários de bordo de dois dos atores e duas das atrizes, pudemos retomar as discussões aqui apresentadas. Acreditamos que expor o trabalho à apreciação escrita, é uma forma de colaborarmos com: novas formas de criação de dramaturgias para a infância; outras maneiras de conceber narrativas infanto-juvenis para crianças; e pautar a relevância dos aprendizados com a infância e com as crianças nos processos de ensino nas licenciaturas em artes da cena, especialmente.

 

Palavras-chave: Artes Integradas; Criação coletiva; Crianças; Memórias de Infância

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Biografia do Autor

Natássia Duarte Garcia Leite de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, natassiagarcia@ufg.br

Artista da cena, pesquisadora, profa. Dra. da Universidade Federal de Goiás. Atualmente atua como docente dos cursos de graduação em Teatro e Direção de Arte; e no Mestrado do Programa de PósGraduação em Artes da Cena – todos vinculados à Escola de Música e Artes Cênicas. É coordenadora dos seguintes laboratórios: Laboratório de Montagens Cênicas e Teatro Educação (LabMonTe/ EMAC/ UFG); Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Artes da Cena (Lapiac), este vinculado à EMAC e à Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD/UFG); Laboratório de Criação de Indumentárias, Acervo de Figurino e Ateliê de Costura (LabCriaa). E, desde 2010, também é pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos (NEPIEC). 

Yasmin Carolina Ribeiro Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, yasmincarolina190@gmail.com

Licenciada em Artes Cênicas e Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Pitágoras Unopar. Foi professora na rede estadual de educação do Estado de Goiás nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e hoje atua como professora de teatro e música para crianças e adolescentes em programas sociais públicos e privados na cidade de Professor Jamil, localizada no interior de Goiás, e se dedica a pesquisar o ensino do teatro na infância e suas relações e implicações sociais, culturais e pedagógicas a partir de uma abordagem inter e transdisiciplinar.

Roger Thomas Nero de Oliveira, Universidade Federal de Goiás(UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, thomas_nero@hotmail.com

Mestre em Artes pelo PROFARTES/IFG (2021), pós-graduado em Arte na Educação pela FAVENI (2024) e graduado em Artes Cênicas pela UFG (2016). Coordenador Pedagógico e do Núcleo de Pesquisa em Artes no Pontão de Cultura Cidade Livre desde 2012, é professor efetivo de Teatro em Aparecida de Goiânia (desde 2019) e integrante da Cia de Teatro Cidade Livre. Atuou em projetos culturais, fóruns e conselhos municipais, além de possuir ampla experiência docente e participação em coletivos e grupos teatrais.

Takaiuna Correia da Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, takaiunacorreia@ufg.br

Dramaturga. Criadora da Escola Latino-Americana de Dramaturgias Emergentes. Doutoranda e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Com especialização em Políticas Culturales de Base Comunitária pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales/Argentina. Desenvolve atividades de pesquisa em artes e educação no Grupo de Pesquisa e Extensão LUDOS-UFG.

Cleber Vieira dos Santos, Universidade Federal de Goiás(UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, clebersanvie@gmail.com

Licenciado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Cleber Sanviê é ator, professor de teatro, de interpretação para vídeo e de arte. Iniciou seus estudos artísticos aos 14 anos, em 1999, na Escola de Teatro do Centro Cultural Martim Cererê e no Centro Cultural Gustav Ritter (AGEPEL). Ao longo de sua trajetória, participou de diversos espetáculos teatrais, além de festivais nacionais. No audiovisual, atua em comerciais para TV e internet.

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Publicado

2025-02-11 — Atualizado em 2025-02-12

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Como Citar

DUARTE GARCIA LEITE DE OLIVEIRA, N.; RIBEIRO SILVA, Y. C.; THOMAS NERO DE OLIVEIRA, R.; CORREIA DA SILVA, T.; VIEIRA DOS SANTOS, C. Terreiro da infância: artes integradas na cena da universidade. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 10, n. 2, p. 35–73, 2025. DOI: 10.5216/ac.v10i2.79543. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/79543. Acesso em: 15 mar. 2025.