Intencionalidade Pedagógica em Arte
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v10i2.79540Resumo
Neste artigo, que parte de uma experiência de aula de Arte (Teatro e Dança) para crianças com idades entre 04 e 06 anos, analisamos possíveis imbricações entre intencionalidade artística e intencionalidade pedagógica. Para tanto, descrevemos parte de um experimento docente realizado pelo autor, no âmbito da Universidade Federal do Tocantins, com a finalidade de formação continuada de professoras/es em exercício na Educação Infantil e no Componente Curricular Arte no Ensino Fundamental. Nossa suposição é que há um conjunto extenso de dimenões da intencionalidade artística que muitas vezes não são consideradas nos contextos educacionais. Geralmente, valoriza-se demasiadamente a dimensão lúdica da Arte em detrimento de outras de suas dimensões, dentre elas, a ritualística, a política, a poética, a estética e a festiva. Desse modo, compreendemos que as metodologias propositivas das experiências artística para e com crianças pequenas tendem a reduzir as possibilidades da construção de conhecimento artístico a aspectos da arte que a ludicidade torna presente. Como alternativa a essa perspectiva, asseveramos sobre a necessidade de inserção de traços de outras dimensões da Arte na constituição da intencionalidade pedagógica, que envolvam não só temas e fenômenos da Arte, mas também instrumentos, procedimentos e noções artísticas assumidos também como instrumentos metodológicos.
Downloads
Referências
DE MASI, Domenico. O ócio criativo. Sextante: Rio de Janeiro, 2000.
DESGRANGES, Flávio. A posição do espectador: perspectivas pedagógicas. In: TELLES, Narciso; FLORENTINO, Adilson (orgs.). Cartografias do ensino de teatro. Uberlândia/MG: EDUFU, 2009, p. 85-94.
DUBATTI, Jorge. Teatro, arte, ciencias del arte y epistemología: una introducción. Repertório, Salvador, nº 20, p. 65-76, 2013.
DULLIN, Charles.Improvisação. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 18, p. 171-180, 2012.
FERNANDES, Silvia. Teatralidades dissidentes. Cena, Porto Alegre, v. 42, n. 1, p. 1-14, jan./abr. 2024.
GAMBINI, Roberto. Com a cabeça nas nuvens. Pró-Posições, v. 21, n. 2 (62), p. 149-159, 2010.
GERALDI, Silvia. O Lugar da Teatralidade na Dança Contemporânea. Sala Preta, v.12, n. 2, p. 13-26, 2012.
HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Petrópolis, RJ.: Vozes, 2009.
HUSSERL, Edmund. Études psychologiques pour la logique elementaire. In: Husserl, Edmund. Articles sur la logique. Paris: Puf, 1894/1975.
HOLM, Anna Marie. Baby- Art. Os primeiros passos com a arte. Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2007.
ICLE, Gilberto. Problemas teatrais na educação escolarizada: existem conteúdos em teatro? Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, V.2, nº 17, p. 70-77, 2011.
KASTRUP, Virgínia. A invenção de si e do mundo. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2009
LIB NEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2013.
MAGELA, André Luiz Lopes. Normatividade da cooperação em aulas de teatro. Urdimento, Florianópolis, v.1, n.34, p. 110-128, mar./abr. 2019.
MERLEAU-PONTY, Maurice. A Natureza. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O Olho e O Espírito. São Paulo: CosacNaiFy Portátil, 2013.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
RANCIÈRE, Jacques. Nas margens do político. Lisboa: KKYM, 2014.
ROMMETVEIT, Ragnar. On negative rationalism in scholarly studies of verbal communication and dynamic residuals in the construction of human intersubjectivity. Em R. Rommetveit & R. Blakar (Orgs.) Studies of language, thought and verbal communication. London: Academic Press, 1979, p. 147-161.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, Representar. São Paulo: Cosac & Naify, 2009.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Leu jeu dramatique en milieu scolaire. Paris: CEDIC, 1977.
SAMPAIO, Juliano Casimiro de Camargo. A constituição do ser(ator) entre a cotidianidade e as artes cênicas. Palmas: EDUFT, 2017.
SAMPAIO, Juliano Casimiro de Camargo. A teatralidade de si-mesmo no ensino do teatro. Repertório, [S. l.], n. 29, p. 233–257, 2018.
SCHECHNER, Richard. A vanguarda conservadora. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 2, n. 2, p. 573-600, 2012.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do Currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2023.
SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais. O Fichário. São Paulo: Perspectiva, 2001.
WIGGERS, Ingrid Dittrich. Infância e Mídia: crianças desenham novas corporeidades? In: FANTIN, Monica & GIRARDELLO, Gilka (Orgs.). Liga, Roda, Clica - Estudos em mídia, cultura e infância. Campinas: Papirus, 2008, p. 75-98.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Juliano Casimiro de Camargo Sampaio

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.