O circo vai a periferia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v10i2.79531

Resumo

Com o objetivo de relatar uma das ações de um projeto de extensão que propiciou o encontro entre crianças de quatro escolas municipais, duas localizadas em bairros periféricos e duas localizadas nas áreas alagadas do Pantanal, na cidade de Corumbá, MS e um espetáculo de circo. As ações foram realizadas durante o segundo semestre de 2023. Foi criado e realizado um espetáculo de variedades, que incluiu acrobacias, malabarismos, números de equilíbrio e números cômicos, a partir de gags próximas as desenvolvidas ao circo tradicional. Nas escolas de áreas alagadas, o transporte de barco e o ambiente pantaneiro criam uma experiência única e inesquecível para as crianças. Após as apresentações, foram aplicados questionários e foi feito um pedido para que as crianças desenhassem a partir da experiência que acabaram de ter. Nas escolas urbanas, as crianças têm demonstrado preferência pelas gags como "abelha abelhinha” e duetos acrobáticos, refletindo seu fascínio pela comédia e pela força física. Por sua vez, nas escolas das águas, todos os números foram retratados nos desenhos, não havendo a predominância de apenas um, como no caso anterior. Os resultados mostram que a experiência circense proporcionou uma aprendizagem que teve as crianças como protagonistas, estimulando a imaginação e criatividade. O projeto demonstra a importância do circo como ferramenta educativa e cultural, capaz de criar memórias duradouras e enriquecer o desenvolvimento cultural e emocional das crianças. A arte circense, evoca o imaginário simbólico, social, e revela-se como uma aliada da educação, fortalecendo laços entre o circo e a infância, mesmo em contextos desfavoráveis, superando barreiras socioeconômicas e proporcionando experiências significativas, reafirmando o seu valor cultural e educativo.

 

 

Downloads

Biografia do Autor

Rogerio Zaim-de-Melo, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, rogeriozmelo@gmail.com

Doutor em Educação Brasileira – PUC-Rio, Professor Associado da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Docente dos cursos de Educação Física (Campus do Pantanal) e dos Mestrados em Estudos Fronteiriços (Campus do Pantanal) e Estudos Culturais (Campus de Aquidauana).

Luis Bruno de Godoy, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil, godoy.luisb@gmail.com

Doutor em Educação Física, Docente do curso de Ciências do Esportes da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP.

Referências

BARRETO, Mônica Alves. Saltimbancos contemporâneos: seu aprendizado, suas escolhas e expectativas. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2018.

BOLOGNESI, Mário Fernando. O corpo como princípio. Trans/Form/Ação, v. 24, p. 101-112, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/trans/a/LQYchD3VKm6gSx74MCWjNBy/?lang=pt Acesso em 16 mar. 24.

HOCHMAN, Gerardo. El lenguaje de las hazañas humanas. In: INFANTINO, Julieta; SÁEZ, Mariana; SCIOLI, Clarisa Schwindt. Pedagogias circenses: experiencias, trayectorias y metodologias. Bueno Aires: Clubhem, 2021. Cap. 2. p. 43-62.

LOPES, Daniel de Carvalho; SILVA, Ermínia. Circo: percursos de uma arte em transformação contínua. Cadernos do GIPE-CIT, v. 1, p. 86-100, 2020.

SILVA, Erminia – “O novo está em outro lugar”. In Palco Giratório, 2011: Rede Sesc de Difusão e Intercâmbio das Artes Cênicas. Rio de Janeiro; SESC, Departamento Nacional, 2011, pp. 12-21, 108p.

ROCHA, Gilmar. Anjos e pernas: a “moça de circo” no imaginário artístico brasileiro. Visualidades, Goiânia, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.5216/vis.v14i1.35555. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/35555. Acesso em: 16 mar. 2024.

ROCHA, Gilmar. O circo chegou!: memória social e circularidade cultural. Textos escolhidos de cultura e arte populares, v. 9, n. 2, 2012.

ZAIM-DE-MELO, Rogério; GODOY, Luís Bruno de; RIZZO, Deyvid Tenner de Souza; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Circo no pantanal: o ensino da arte em uma escola das águas. Revista Educação em Debate, n. 85, p. 75-92, 2021.

ZAIM-DE-MELO, Rogério; GODOY, Luís Bruno de; SANTOS RODRIGUES, Gilson. De universitários a “artistas”: a trajetória da trupe Los Pantaneiros no Pantanal Sul-Mato-Grossense. In: BARBOSA, Diocélio Batista; OLIVEIRA, Maria Carolina Vasconcelos (org.). Circo e comicidade: reflexões e relatos sobre as artes circenses em suas diversas expressões. Jundiaí: Paco Editorial, 2021

Downloads

Publicado

2025-02-11

Como Citar

ZAIM-DE-MELO, R.; DE GODOY, L. B. O circo vai a periferia. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 10, n. 2, p. 130–147, 2025. DOI: 10.5216/ac.v10i2.79531. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/79531. Acesso em: 18 abr. 2025.