‘Proximidade’ e ‘Escuta’

possíveis relações com as crianças na cena contemporânea a partir das experiências do Eranos Círculo de Arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v10i2.79446

Resumo

O presente texto trata de uma reflexão acerca de características que tem marcado o Movimento do Teatro para Bebês e Primeira Infância no Brasil. São apresentadas pistas acerca da história desse segmento, bem como grupos e iniciativas que têm se destacado na produção de espetáculos para crianças desse recorte etário e na defesa do direito dessas crianças ao acesso ao teatro. O trabalho do Eranos Círculo de Arte é analisado tendo como suporte teórico a Pedagogia Reggio Emilia, ao levar em conta similaridades dessa abordagem com aspectos que têm sido defendidos pelo citado grupo. Aponta-se para a necessidade de uma cena contemporânea que acolha os bebês, crianças mais novas e seus familiares de acordo com seus modos de vida e expressão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego de Medeiros Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, diego.pereira@udesc.br

Doutor em Teatro. Docente do Departamento de Artes Cênicas, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) e Programa Mostrado Profissional em Artes (Prof-Artes) da UDESC. Líder do Grupo de Estudos sobre Teatro e Infâncias (getis/CNPq). 

Sandra Regina Coelho, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, sandraliracoelho@gmail.com

Mestra em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGAC/UDESC). Atriz e Produtra do Eranos Círculo de Arte. 

Referências

GARDNER, Howard. Apresentação. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. (org). As Cem Linguagens da criança: a Experiência de Reggio Emilia em transformação. Vol. 2. São Paulo: Penso, 2016.

HOYUELOS, Alfredo. A estética no pensamento e na obra pedagógica de Loris Malaguzzi. São Paulo: Phorte, 2020.

MALAGUZZI, Loris. História, ideias e filosofia básica. In: EDWARDS, Carolyn, GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Penso, 2016.

MOURA, Cirila Targhetta. Voa(r) – uma poética cênica para os primeiros anos. 2019. 148f. Dissertação (Mestrado em Arte). Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

PUPO, Maria Lúcia de Souza. No reino da desigualdade. São Paulo: Perspectiva; FAPESP, 1991.

BARBOSA, Maria; FOCHI, Paulo. O teatro e os bebês: trajetórias possíveis para uma pedagogia com crianças pequenas. Revista Espaço da Escola. Ijuí/RS. Ed. Unijuí. Ano 21. n° 69. jan./jun. 2011.

CARDELL, Clarice. (2023). Teatro para bebês. Entrevista disponível em: https://eranos.com.br/artigos/entrevista-com-clarice-cardell/

CEPPI, Giulio; ZINI, Michele. (org). Crianças, espaços, relações: como projetar ambientes para a educação infantil. Porto Alegre: Penso: 2013.

COELHO, Sandra Regina. Investigações acerca do Protagonismo Infantil nas produções do Eranos Círculo de Arte. 2023. 203f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2023.

CHERUBINI, Luiz André. (2023). Teatro para bebês. Entrevista disponível em: https://eranos.com.br/artigos/entrevista-com-sobrevento/

EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. (org). As Cem Linguagens da criança: a Experiência de Reggio Emilia em transformação. Vol. 2. São Paulo: Penso, 2016.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2012.

RINALDI, Carla. Diálogo com Reggio Emília: escutar, investigar e aprender. São Paulo: Paz e Terra, 2021.

RINALDI, Carla. O currículo emergente e o construtivismo social. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. (org). As Cem Linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emília na educação da primeira infância. Vol. 1. São Paulo: Penso, 2016.

VARGAS, Sandra. (2023). Teatro para bebês. Entrevista disponível em: https://eranos.com.br/artigos/entrevista-com-sobrevento/.

VECCHI, Vea. Arte e criatividade em Reggio Emília: explorando o papel e a potencialidade do ateliê na educação da primeira infância. São Paulo: Phorte, 2017.

Downloads

Publicado

2025-02-11

Como Citar

DE MEDEIROS PEREIRA, D.; REGINA COELHO, S. ‘Proximidade’ e ‘Escuta’: possíveis relações com as crianças na cena contemporânea a partir das experiências do Eranos Círculo de Arte. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 10, n. 2, p. 74–105, 2025. DOI: 10.5216/ac.v10i2.79446. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/79446. Acesso em: 15 mar. 2025.