‘Proximidade’ e ‘Escuta’
possíveis relações com as crianças na cena contemporânea a partir das experiências do Eranos Círculo de Arte
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v10i2.79446Resumo
O presente texto trata de uma reflexão acerca de características que tem marcado o Movimento do Teatro para Bebês e Primeira Infância no Brasil. São apresentadas pistas acerca da história desse segmento, bem como grupos e iniciativas que têm se destacado na produção de espetáculos para crianças desse recorte etário e na defesa do direito dessas crianças ao acesso ao teatro. O trabalho do Eranos Círculo de Arte é analisado tendo como suporte teórico a Pedagogia Reggio Emilia, ao levar em conta similaridades dessa abordagem com aspectos que têm sido defendidos pelo citado grupo. Aponta-se para a necessidade de uma cena contemporânea que acolha os bebês, crianças mais novas e seus familiares de acordo com seus modos de vida e expressão.
Downloads
Referências
GARDNER, Howard. Apresentação. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. (org). As Cem Linguagens da criança: a Experiência de Reggio Emilia em transformação. Vol. 2. São Paulo: Penso, 2016.
HOYUELOS, Alfredo. A estética no pensamento e na obra pedagógica de Loris Malaguzzi. São Paulo: Phorte, 2020.
MALAGUZZI, Loris. História, ideias e filosofia básica. In: EDWARDS, Carolyn, GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Penso, 2016.
MOURA, Cirila Targhetta. Voa(r) – uma poética cênica para os primeiros anos. 2019. 148f. Dissertação (Mestrado em Arte). Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
PUPO, Maria Lúcia de Souza. No reino da desigualdade. São Paulo: Perspectiva; FAPESP, 1991.
BARBOSA, Maria; FOCHI, Paulo. O teatro e os bebês: trajetórias possíveis para uma pedagogia com crianças pequenas. Revista Espaço da Escola. Ijuí/RS. Ed. Unijuí. Ano 21. n° 69. jan./jun. 2011.
CARDELL, Clarice. (2023). Teatro para bebês. Entrevista disponível em: https://eranos.com.br/artigos/entrevista-com-clarice-cardell/
CEPPI, Giulio; ZINI, Michele. (org). Crianças, espaços, relações: como projetar ambientes para a educação infantil. Porto Alegre: Penso: 2013.
COELHO, Sandra Regina. Investigações acerca do Protagonismo Infantil nas produções do Eranos Círculo de Arte. 2023. 203f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2023.
CHERUBINI, Luiz André. (2023). Teatro para bebês. Entrevista disponível em: https://eranos.com.br/artigos/entrevista-com-sobrevento/
EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. (org). As Cem Linguagens da criança: a Experiência de Reggio Emilia em transformação. Vol. 2. São Paulo: Penso, 2016.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2012.
RINALDI, Carla. Diálogo com Reggio Emília: escutar, investigar e aprender. São Paulo: Paz e Terra, 2021.
RINALDI, Carla. O currículo emergente e o construtivismo social. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. (org). As Cem Linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emília na educação da primeira infância. Vol. 1. São Paulo: Penso, 2016.
VARGAS, Sandra. (2023). Teatro para bebês. Entrevista disponível em: https://eranos.com.br/artigos/entrevista-com-sobrevento/.
VECCHI, Vea. Arte e criatividade em Reggio Emília: explorando o papel e a potencialidade do ateliê na educação da primeira infância. São Paulo: Phorte, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diego de Medeiros Pereira, Sandra Regina Coelho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.