Adaptação de contos infantis para o teatro e sua relevância educacional
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v10i2.78802Resumo
Analisaremos o impacto de adaptações para o teatro de contos infantis no processo de ensino-aprendizagem. A escolha deste tema partiu da importância inegável da literatura e do teatro para a formação integral do aluno, considerando a possibilidade de interdisciplinaridade entre essas duas áreas de conhecimento. Dentro desta temática evidenciaremos a atemporalidade dos temas dos contos infantis e sua relevância no contexto educacional. Aportes teóricos reverberam que a literatura infantil, em especial os contos, têm raízes profundas na cultura e na sociedade, influenciando gerações ao longo do tempo. Assim, a prática de contar histórias e a leitura de contos infantis estão associados ao desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, bem como à transmissão de valores e ensinamentos sociais. Neste contexto, através de uma revisão bibliográfica, este estudo explora a origem e as concepções dos contos infantis, sua relação com o teatro e a formação do aluno. Em seguida, serão discutidas as adaptações teatrais, a representação dos temas nos contos infantis adaptados no contexto contemporâneo, e o impacto dessas adaptações na educação. Deste modo, compreendendo como as adaptações teatrais de contos infantis podem contribuir para a formação cultural e social das crianças, bem como para o ambiente educacional.
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