Adaptação de contos infantis para o teatro e sua relevância educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v10i2.78802

Resumo

Analisaremos o impacto de adaptações para o teatro de contos infantis no processo de ensino-aprendizagem. A escolha deste tema partiu da importância inegável da literatura e do teatro para a formação integral do aluno, considerando a possibilidade de interdisciplinaridade entre essas duas áreas de conhecimento. Dentro desta temática evidenciaremos a atemporalidade dos temas dos contos infantis e sua relevância no contexto educacional. Aportes teóricos reverberam que a literatura infantil, em especial os contos, têm raízes profundas na cultura e na sociedade, influenciando gerações ao longo do tempo. Assim, a prática de contar histórias e a leitura de contos infantis estão associados ao desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, bem como à transmissão de valores e ensinamentos sociais.  Neste contexto, através de uma revisão bibliográfica, este estudo explora a origem e as concepções dos contos infantis, sua relação com o teatro e a formação do aluno. Em seguida, serão discutidas as adaptações teatrais, a representação dos temas nos contos infantis adaptados no contexto contemporâneo, e o impacto dessas adaptações na educação. Deste modo, compreendendo como as adaptações teatrais de contos infantis podem contribuir para a formação cultural e social das crianças, bem como para o ambiente educacional.

Downloads

Biografia do Autor

Vanessa Benites Bordin, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, Amazonas, Brasil, vavabb@hotmail.com

Doutoranda em Artes Cênicas na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, professora assistente do curso de Teatro da Univerdidade do Estado do Amazonas e integrante do grupo de pesquisa CNPQ Tabihuni.

Gisele Siqueira Correa, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, Amazonas, Brasil, gisele.correa@seducam.pro.br

Possui Graduação em Letras com habilitação Língua Portuguesa (2005) e Especialização em Metodologia de Ensino em Língua Inglesa, pela Universidade do Estado do Amazonas (2007). Tem longa experiência na área de Letras, tanto em Língua Portuguesa, quanto em Língua Inglesa, atuando na Rede Pública Estadual e Municipal de Parintins, desde 1999, passando por todos os Níveis de Ensino da Educação Básica, que vão desde o Maternal, Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Atualmente está cursando Mestrado em Letras e Artes - UEA.

Referências

BERNARDINO, Andreza Dalla; SOUZA, Linete Oliveira de. A contação de histórias como estratégia pedagógica na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Educare et educare revista de educação. São Paulo, v 06, nº12, p. 235-249, jul./dez. 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br >. Acesso em 18 / 01 /2024.

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. Trad. Arlete Caetano, 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Fundamental, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaoinal_site.pdf . Acesso em:11/02/2024 às 19:37

CAPELLINI, M.V.L. Era uma vez...os contos de fadas e a alfabetização. In. Antô-nio Júnior, Wagner (org.). Faces das práticas inovadoras: da creche aos anos iniciais da alfabetização. Bauru, SP: Canal 6, 2008.

CHELOA, M.L.B.V. Quem conta um conto. In: Carvalho, M.A.F.; MENDONÇA (org) Práticas de leitura e escrita. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf Acesso em: 11/02/2024.

COELHO, N.N. O conto de fadas. São Paulo: Editora Ática, 1987.

COELHO, Nelly Novaes. A Literatura Infantil: História-Teoria-Análise. Ed.4. São Paulo: Quiron, 1987.

CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil Teoria e Prática. São Paulo: 1998.

DESGRANGES, Flávio. Formação de espectadores: a relevância da questão e os procedimentos pedagógicos utilizados. ln: Anais do Seminário Nacional de Arte Educação. Montenegro: FUNDARTE, 2003. p. 16-24.

DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do Teatro: Provocação e Dialogismo. Hucitec, 2010.

DIAS, André; MEDEIROS, Elen de. (org.). Literatura e teatro: encenações da existência. Niterói : Eduff, 2018.

FERREIRA, Tais. A escola no teatro e o teatro na escola - Porto Alegre : Mediação, 2006. 128 p.- (Coleção Educação e Arte ; v.6)

GALO, Regina Aranda da Cruz. Dos Livros para os Quadrinhos: as Quadrinizações de Obras Literárias na Sala de Aula. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, Londrina, v. 11, n. 2, p. 33-31, out. 2010.

GUÉNOUN, Denis. O teatro é necessário? São Paulo: Perspectiva, 2004.

HATTNHER, Alvaro Luiz. Quem mexeu no meu texto? Observações sobre Literatura e sua adaptação para outros suportes textuais. Revista Brasileira de Literatura Comparada, n.16, 2010 p.145-155.

HUNT, Peter. Children's Literature: An Illustrated History. New York: Oxford University Press, 1995.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Tradução de André Cechinel. 2. ed - Florianópolis: Editora UFSC, 2013.

JACINTO, S.; CEIA C. E-Dicionário dos Termos Literários. 2018. Disponível em:

http://www.edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/conto-de-fadas . Acesso em 06 / 02 / 2024.

JAPIASSU, Ricardo. Metodologia do ensino do teatro. 8. ed. São Paulo: Ed. Papi-rus, 2001.

KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva. E Por Falar em Literatura. In: CRAIDY, Car-mem Maria; KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva. Educação infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.

KOUDELA, Ingrid. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2006.

LANZ, R. A pedagogia Waldorf: caminho para um ensino mais humano. São Paulo: Antroposófica, 7.ed., 2000.

NERES, Gregory Oliveira. As adaptações literárias de clássicos para jovens leitores: o caso da Editora Abril. 2014. 91 f. Monografia (Especialização) - Curso de Comunicação Social, Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

NERES, Gregory Oliveira. As adaptações literárias de clássicos para jovens leitores: o caso da editora abril. 2014. 91 f. Monografia (Especialização) - Curso de Comunicação Social, Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2009. 96 p Traduzido por Caio Moreira)

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2007.

REVERBEL, Olga. O texto no palco. - Porto Alegre : Kuarup, 1993.

SAVIANI, D. Escola e Democracia: teoria da educação, curvatura da vara, onze teses da educação política. 36 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

SCHERMACK, Keila de Quadros. A contação de histórias como arte performática na era digital: convivência em mundos de encantamento. 2012. Disponível em: <http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/IIICILLIJ/Trabalhos/Trabalhos/S10/keilaschermack.pdf >. Acesso em: 20/01/ 2024.

SEGER, Linda. A arte da adaptação: como transformar fatos e ficção em filme / Linda Seger; tradução [de] Andrea Netto Mariz. - São Paulo: bossa Nova, 2007.

SINISTERRA, José Sanchis. Da literatura ao palco: dramaturgia de textos narrativos: tradução Antonio Fernando Borges. – 1. ed. – São Paulo: É Realizações, 2016.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva.

Downloads

Publicado

2025-02-11

Como Citar

BORDIN, V. B.; SIQUEIRA CORREA, G. Adaptação de contos infantis para o teatro e sua relevância educacional. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 10, n. 2, p. 106–129, 2025. DOI: 10.5216/ac.v10i2.78802. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/78802. Acesso em: 18 abr. 2025.