Compartilhando conhecimentos sensíveis com os indígenas do Parque das Tribos através de práticas artísticas-pedagógicas com a contação de histórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v10i2.78792

Resumo

Analisaremos a seguir a pesquisa realizada no campo das práticas pedagógicas e experiências poéticas vividas junto aos indígenas do Parque das Tribos. Esses encontros sensíveis se pautaram pela busca de diálogo com os saberes indígenas e a criação de um espaço de conhecimento e de trocas culturais que potencializa as vozes dos sujeitos envolvidos - os indígenas e os estudantes do curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas. Encontros com outros corpos, de pessoas, de grupos, de experiências, de lugares, de ideias, de histórias, de culturas, de etnias e de gênero, constituindo a malha de colaborações. Esses encontros falam da experiência com a comunidade indígena Parque das Tribos localizada no perímetro urbano da cidade de Manaus, Amazonas, em que o foco está na relação de troca junto as professoras e as crianças indígenas dos espaços culturais assessorados pela Gerência de Educação Escolar Indígena (GEEI/SEMED) instituídos dentro da comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Benites Bordin, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, Amazonas, Brasil, vavabb@hotmail.com

Doutoranda em Artes Cênicas na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, professora assistente do curso de Teatro da Univerdidade do Estado do Amazonas e integrante do grupo de pesquisa CNPQ Tabihuni.

Referências

CUNHA, Manuela Carneiro da. Cultura com aspas e outros ensaios. São Paulo: Cosacnaify, 2009.

LAGROU, Els. Arte indígena no Brasil: agência, alteridade e relação. Editor: Fernando Pedro da Silva; Coordenação: Fernando Pedro da Silva e Marília Andrés Ribeiro; Orientações Pedagógicas: Lucia Gouvêa Pimentel e William Resende Quintal. Belo Horizonte: Editora C / Arte, 2009.

MÜLLER, Regina Polo. As artes indígenas e a arte contemporânea. Textos escolhidos de cultura e arte populares. Rio de Janeiro, v.7, n.1, p. 7-18, mai. 2010.

PETIT, Michèle. Ler o mundo: Experiências de transmissão cultural nos dias de hoje. São Paulo: Editora 34, 2019.

PILETTI, Nelson; ROSSATO, Geovanio; ROSSATO, Solange Marques. Psicologia do desenvolvimento. São Paulo: Contexto, 2014.

RUBIM, Altaci Correa. O reordenamento político e cultural do povo Kokama: a reconquista da língua e do território além das fronteiras entre o Brasil e o Peru. 2016. Tese (Doutorado em Linguística), Universidade de Brasília, Brasília, DF.

SISTO, Celso. Textos e Pretextos sobre a Arte de Contar Histórias. Chapecó, SC: Argos, 2001.

VIDAL, Lux. Grafismo indígena: estudos de antropologia estética. 2ª edição – São Paulo: Studio Nobel: Fapesp, 2000.

ZUMTHOR. Paul. Performance, recepção e leitura. 2ª ed. São Paulo: Cosac Naify, 2002.

Downloads

Publicado

2025-02-11

Como Citar

BORDIN, V. B. Compartilhando conhecimentos sensíveis com os indígenas do Parque das Tribos através de práticas artísticas-pedagógicas com a contação de histórias . Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 10, n. 2, p. 12–34, 2025. DOI: 10.5216/ac.v10i2.78792. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/78792. Acesso em: 15 mar. 2025.