ECOPERFORMANCE

Perspectivas Possíveis para as Artes Performativas

Autores

  • Wolfgang Pannek Academy of Fine Arts Leipzig, Leipzig, Alemanha, wolfgangpannek@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v9i1.77363

Resumo

Com referência ao International Ecoperformance Film Festival, o artigo introduz à ecoperformance e à ecorporalidade, dois conceitos cunhados pela coreógrafa brasileira Maura Baiocchi e desenvolvidos em colaboração com o diretor alemão Wolfgang Pannek no âmbito das investigações em artes performativas realizadas pela Taanteatro Companhia. Além disso, o artigo explora possíveis contribuições do perspectivismo do filósofo alemão Friedrich Nietzsche e do multiperspectivismo ameríndio do antropólogo brasileiro Eduardo Viveiros de Castro para a teorização da ecoperformance enquanto prática performativa multiperspectivista e interespécie e discute seu papel no processo de superação da AntropoCena, apresentada como paradigma dominante das artes performativas no Antropoceno, rumo à SimbioCena, enquanto paradigma performativo do “Simbioceno”, conceito proposto pelo filósofo ambiental australiano Glenn Albrecht para designar uma hipotética era futura do planeta Terra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wolfgang Pannek, Academy of Fine Arts Leipzig, Leipzig, Alemanha, wolfgangpannek@hotmail.com

Wolfgang Pannek é diretor, performer, autor, tradutor e produtor. Integrante (1992) e codiretor (1994) da Taanteatro Companhia. M.A. (filosofia, letras e psicologia) pela FernUniversität Hagen (Alemanha). Doutorando em filosofia na Academia de Artes de Leipzig sob orientação de Marc Rölli. Diretor de produção da Mostra 95 Butoh e Teatro Pesquisa, idealizador e diretor de produção de Artaud 100 Anos, coordenador do Intercâmbio Cultural Matola-Brasil (2005) e organizador da Hans Thies Lehmann Brasil Tour 2010. Idealizador e produtor da Ocupação Artaud (2016) e da Ocupação Deleuze (2017) no Teatro Aliança Francesa de São Paulo. Atuou como coreógrafo e ator em Os Sertões, sob direção de José Celso Martinez Corrêa. Criou e dirigiu a trilogia cARTAUDgrafia (2015) sobre a vida e obra de Antonin Artaud e o espetáculo 1001 PLATÔS (2017) baseado na obra Mil Platôs de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Idealizou e produziert o filme coletivo The Theatre and the Plague (2020). Na televisão participou como ator do seriado “fdp” (HBO Brasil), da telenovela “Além do horizonte” (TV Globo) e da série “El Presidente: Jogo da Corrupção” (Amazon Prime).

Referências

Livros:

BAIOCCHI, Maura; PANNEK, Wolfgang. Choreographic Theatre of Tensions: forces & forms. São Paulo: Transcultura, 2020.

BAIOCCHI, Maura; PANNEK, Wolfgang. Taanteatro: forças & formas. São Paulo: Transcultura, 2018.

CASTRO, Eduardo Viveiros de. Metafísicas Canibais. São Paulo. Ubu Editora e n-1 edições, 2018.

CASTRO, Eduardo Viveiros de. Cannibal Metaphysics: For a Post-structural Anthropology. Trans. Peter Skafish. Minneapolis: Univocal, 2014.

DELEUZE, Gilles. Spinoza: Practical Philosophy. Trans. Robert Hurley. San Francisco: City Lights Books, 1988.

LEHAMNN, Hans-Thies. Foreword: A radically “green” theater. In: BAIOCCHI, Maura; PANNEK, Wolfgang. Choreographic Theatre of Tensions: Forces & Forms. São Paulo: Transcultura, 2020. p. 7-10.

PANNEK, Wolfgang; BAIOCCHI, Maura. Towards a Symbio-Scene. In: PANNEK, Wolfgang (org). Ecoperformance. São Paulo: Transcultura, 2022. p. 123-217.

PANNEK, Wolfgang. Ecoperformance. In: PANNEK, Wolfgang (org). Ecoperformance. São Paulo: Transcultura, 2022. p. 16-31.

WITHMAN, Walt. Leaves of Grass. New York: Modern Library, 1950.

Artigos:

ALBRECHT, Glenn; VAN HORN, Gavin. Exiting the Anthropocene and Entering the Symbiocene. In: Human and Natures Press. Disponível em: https://humansandnature.org/exiting-the-anthropocene-and-entering-the-symbiocene/. Acesso em: 8 jun. 2023.

Websites:

Environmental Dance. Disponível em https://environmental-dance.com/. Acesso em: 8 jun. 2023.

Fórum de Ecoperformance. Disponível em http://forum-de-ecoperformance.blogspot.com/

International Ecoperformance Film Festival. Disponível em www.ecoperformance.art.br. Acesso em: 8 jun. 2023.

NIETZSCHE, Friedrich. Nietzsche Source: Digital Critical Edition. Disponível em http://www.nietzschesource.org/. Acesso em: 10 jun. 2023.

NIETZSCHE, Friedrich. Die fröhliche Wissenschaft (A Gaia Ciência). Disponível em http://www.nietzschesource.org/#eKGWB/FW. Acesso em: 10 jun. 2023.

NIETZSCHE, Friedrich. Jenseits von Gut und Böse: Vorrede. (Além do Bem e do Mal). Disponível em http://www.nietzschesource.org/#eKGWB/JGB. Acesso em: 10 jun. 2023.

NIETZSCHE, Friedrich. Nachgelassene Fragmente. Disponível em www.nietzschesource.org/#eKGWB. Acesso em: 10 jun. 2023.

Projeto [des]colonizações. https://descolonizacoestaanteatro.wordpress.com/2019/09/20/forum-de-ecoperformance/. Acesso em: 8 jun. 2023.

WITHMAN, Walt. Song of Myself (1892 version). In: Poetry Foundation. Disponível em : https://www.poetryfoundation.org/poems/45477/song-of-myself-1892-version. Acesso em: 10 jun. 2023.

Vídeos:

DAN Devir Ancestral. Disponíveis em https://vimeo.com/127608235 e https://vimeo.com/273608188 . Acesso em: 8 jun. 2023.

Cerrado Ancestral. Disponível em https://vimeo.com/85623662. Acesso em: 8 jun. 2023.

Entrevista:

BAIOCCHI, Maura. Ecoperformance: Interview with Maura Baiocchi. [Entrevista concedida a] Wolfgang Pannek. Youtube, canal do International Ecoperformance Film Festival, publicado em 06 de fevereiro de 2023. Disponível em www.youtube.com/watch?v=pHyXIgqvngg. Acesso em: 8 jun. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-10

Como Citar

PANNEK, W. ECOPERFORMANCE: Perspectivas Possíveis para as Artes Performativas. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 9, n. 1, p. 035–073, 2023. DOI: 10.5216/ac.v9i1.77363. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/77363. Acesso em: 28 abr. 2024.