Balé e aprendizagem motora

uma revisão do estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v8i1.71846

Resumo

Diversas pesquisas de aprendizagem motora buscaram investigar fatores de manipulação para qualificar as ações pedagógicas de aprendizagem das habilidades do balé. O presente estudo teve como objetivo sintetizar esses estudos de forma a descrever o panorama atual da literatura acerca da aquisição de habilidades motoras do balé e sugerir aplicações que melhorem o processo de ensino-aprendizagem do balé. As buscas foram realizadas nas principais bases de dados nos últimos 15 anos, com os descritores “motor learning OR skill acquisition OR motor skill AND dance OR ballet”. 17 artigos foram incluídos e organizados em blocos temáticos. Os estudos revisados proporcionaram vias de complementação do método tradicional do balé por meio da promoção da autonomia do bailarino e da organização eficiente do ambiente de prática. Os achados possuem grande potencial para manter o bailarino engajado, confiante, motivado e menos exposto a lesões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovana Nathalya Carneiro, Universidade de São Paulo,USP,São Paulo, São Paulo, Brasil, giovana_carneiro@usp.br

Giovana N. Carneiro é estudante do curso de Bacharelado em Educação Física e Saúde na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP), onde integra o Grupo de Estudo e Pesquisa em Capacidades e Habilidades Motoras, realizando pesquisas em Comportamento Motor e Dança; é bailarina clássica há 13 anos e professora de balé clássico infantil. 

Cassio M. Meira Jr., Universidade de São Paulo - Escola de Artes, Ciências e Humanidades, USP, São Paulo, São Paulo, cmj@usp.br

Bacharel em Esporte (1995), Mestre (1999) e Doutor (2005) em Educação Física pela EEFE/USP. Realizou Pós-Doutorado na University of Tennessee em Aprendizagem Motora (2012) e em Desenvolvimento Motor (2016) - University of Tennessee). Professor Associado (livre-docente - 2011) em dedicação exclusiva da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Ex-Presidente da Comissão de Pesquisa da EACH-USP. Foi coordenador do Curso de Graduação em Educação Física e Saúde (EACH-USP). Vice-Coordenador do Laboratório de Ciências da Atividade Física e Vice-Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Capacidades e Habilidades Motoras. Também atua como orientador de pós-doutorado e pós-graduação em Ciências da Atividade Física (EACH-USP). É membro da Sociedade Brasileira de Comportamento Motor e da NASPSPA. Possui experiência nas áreas de Comportamento Motor, Esportes Coletivos, Pedagogia do Esporte e Metodologia da Pesquisa. Trabalha com as seguintes linhas de pesquisa: Diferenças Individuais Motoras, Rastreamento Visual em Habilidades Motoras, Aquisição e Controle de Habilidades Motoras, Desempenho Físico e Motor. cmj@usp.br http://each.uspnet.usp.br/cmj/

Referências

A GUIDE FOR WRITING SCHOLARLY ARTICLES OR REVIEWS FOR THE EDUCATIONAL RESEARCH REVIEW. elsevier.com, 2022. Disponível em https://www.elsevier.com/__data/promis_misc/edurevReviewPaperWriting.pdf). Acesso em 26/01/2022.

CABRAL, Anelise Moreti. Efeito do feedback extrínseco na cinemática de membro inferior e tronco durante um salto do ballet clássico: ensaio clínico controlado randomizado cego. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2019. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia).

CASTAGNA, Patrícia; CORRÊA, Umberto Cesar. O uso do espelho na dança. Pesquisa em Comportamento Motor, v.2, n.1, 32-38, 2019.

CASTRO, Carolina Konzen. Dança clássica: Da origem à profissionalização. Minas Gerais: Centro Federal Tecnológica de Minas Gerais, 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens).

COKER, Elizabeth; KAMINSKI, Terry. Effect of visual condition on performance of balance-related tasks in elite dance students. Motor Control, v. 24, n.3, 397-407, 2020.

CORREIA, Cristina Maria Miguel. Programa de técnica de dança clássica: Do pré-primário ao 2º ciclo de escolaridade do ensino não vocacional. Lisboa: Escola Superior de Dança, 2010. Dissertação (Mestrado em Metodologias do Ensino da Dança).

COSTA, Michele Silva da Silveira; FERREIRA, Arthur de Sá; FELICIO, Lilian Ramiro. Equilíbrio estático e dinâmico em bailarinos: Revisão da literatura. Fisioterapia e Pesquisa, v.20, n.3, 292-298, 2013.

DEARBORN, Karen; ROSS, Rachel. Dance learning and the mirror: Comparison study of dance phrase learning with and without mirrors. Journal of Dance Education, v.6, n.4, 109-115, 2006.

DENARDI, Renata Alvares; CORRÊA, Umberto Cesar. Effects of instructional focus on learning a classical ballet movement, the pirouette. Journal of Dance Medicine & Science, v.17, n.1,18-23, 2013.

EAVES, Daniel; BRESLIN, Gavin; SCHAIK, Paul Van; SPEARS, Iain Richard. The short-term effects of real-time virtual reality feedback on motor learning in dance. Presence: Teleoperators and Virtual Environments, Special Issue: Virtual Reality and Sports, v. 20, n. 11, 62-77, 2011.

ENGHAUSER, Rebecca. Motor learning and the dance technique class: Science, tradition, and pedagogy. Journal of Dance Education (on line version), v. 3, n.3, 87-95, 2011.

FAGUNDES, Julie; CHEN, David D.; LAGUNA, Patricia. Self-control and frequency of model presentation: Effects on learning a ballet passé relevé. Human Movement Science, v. 32, 847-856, 2013.

GUSS-WEST Clare., HUM, B. & WULF. Gabriele. Attentional focus in classical ballet: A survey of professional dancers. Journal of Dance Medicine & Science, v. 20, n.1, 23-29. 2016.

HARTER, Natália. Mass; CARDOZO, Priscila Lopes; CHIVIACOWSKY, Suzete. Conceptions of ability influence the learning of a dance pirouette in children. Journal of Dance Medicine & Science, v.23, n.4, 167-172, 2019.

KARIN, Janet. Recontextualizing dance skills: Overcoming impediments to motor learning and expressivity in ballet dancer. Frontiers in Psychology, v. 7, 7 p, 2016.

LEMOS, Anielle; WULF, Gabriele; LEWTHWAITE, Rebecca; CHIVIACOWSKY, Suzete. Autonomy support enhances performance expectancies, positive affect, and motor learning. Psychology of Sport and Exercise, v. 32, 28-34, 2017.

MAGILL, Richard A.; ANDERSON, David I. Motor learning and control: Concepts and applications. New York: McGraw-Hill, 2017.

MARCONDES Stéfani A.; GIMENEZ, Roberto. Aquisição de habilidades motoras seriadas: Influência da experiência prévia no desempenho da dança. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v.18, n.3, 5-11, 2010.

OLIVEIRA, Catarina Machado de. Transferência bilateral de aprendizagem em crianças: um estudo no ballet clássico. Porto: Universidade do Porto, 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências do Desporto).

PUOLI, Giovana Galvão. O ballet no Brasil e a economia criativa: Evolução histórica e perspectivas para o século XXI. 2010. Monografia de Conclusão de Curso em Relações Internacionais, Fundação Armando Alvares Penteado - Faculdade de Economia, São Paulo, 2010.

RODRIGUES, Sérgio T.; FERRACIOLI, Marcela. de C.; DENARDI, Renata. A. Learning a complex motor skill from video and point-light demonstrations. Perceptual and Motor Skills v.111, n.2, 307-323, 2010.

SAMPAIO, Flávio. Ballet passo a passo (1 ed.). Paracuru, Ceará: Editora Paracuru, 2013.

SCHMIDT, Richard A.; WINSTEIN, Carolee J.; WULF, Gabriele; LEE, Timothy; ZELAZNIK, Howard N. Motor control and learning: A behavioral emphasis. Champaign, Human Kinetics, 2019.

SOUZA, Michele Caroline de; BERLEZE, Adriana; VALENTINI, Nadia Cristina. Efeitos de um programa de educação pelo esporte no domínio das habilidades motoras fundamentais e especializadas: Ênfase na dança. Revista da Educação Física/UEM, v.19, n.4, 509-519, 2008.

SPESSATO, Bárbara Coiro; VALENTINI, Nadia Cristina. Estratégias de ensino nas aulas de dança: Demonstração, dicas verbais e imagem mental. Revista da Educação Física/UEM, v. 24, n. 3, 475-487, 2013.

TANI, G. Comportamento motor: Conceitos, estudos e aplicações. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2016.

TANI, Go.; MEIRA JR, Cássio de Miranda; CATTUZZO, Maria Tereza. Aprendizagem Motora e Educação Física: Pesquisa e intervenção. In: Bento, J.O.; Tani, G.; Prista, A. (Org.). Desporto e Educação Física em Português. Porto: Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Pp. 36-56, 2010.

Downloads

Publicado

2022-10-27

Como Citar

CARNEIRO, G. N.; M. MEIRA JR., C. Balé e aprendizagem motora: uma revisão do estado da arte. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 8, n. 1, 2022. DOI: 10.5216/ac.v8i1.71846. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/71846. Acesso em: 4 mar. 2024.

Edição

Seção

Temas Variados