Laboratório de artes cênicas na socioeducação.

Pedagogia teatral para jovens em conflito com a lei.

Autores

  • José de Souza Universidadel de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, nileducarte@gmail.com
  • Profº Drº Paulo Bareicha Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, paulo.bareicha@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v7i2.70455

Resumo

Dissertação de mestrado em arte do autor realizada na Universidade de Brasília. Discorre sobre o processo criativo em artes cênicas que concebi como professor-artista-pesquisador no laboratório de narrativas e teatralidades na socioeducação. O objetivo deste artigo é desenvolver uma pedagogia teatral para jovens em conflito com a lei na XXX. Os dados foram coletados por meio da análise de conteúdo das narrativas teatralizadas desses jovens e da escuta sensível às suas inquietações. No período entre fevereiro de 2019 e março de 2020 os socioeducandos teatralizaram suas narrativas em quadros cenográficos sobre liberdade, aprisionamento e geracionalidade. Deste ponto, construiu-se uma pedagogia socioeducativa com as artes cênicas. A perspectiva conceitual-metodológica abrange diálogos entre o sociodrama de Moreno e a performance de Goffman nos campos de estudo da cena. Eles possuem em comum uma teoria de papéis específica ao contexto da pesquisa. A problemática do estudo circunscreveu uma transversalidade entre sociologia e teatro: quais são os vínculos entre as cenas narradas e as mesmas cenas, teatralizadas? As discussões dos resultados e suas considerações finais recomendam processos criadores estético-cênicos a partir dos estudos da cena como campo aberto à diversificação de olhares: texto vivo, quadros cenográficos e o ator-narrador.

Palavras-chave: artes cênicas; socioeducação; narrativas; teatralidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Profº Drº Paulo Bareicha, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, paulo.bareicha@gmail.com

Universidade de Brasília/ Profº Fac. Educação/UnB. Coordenador Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes/UnB). Doutorado em Artes (USP, 2004), Pós-Doutorado em Teatro (UDESC, 2020-2021). Processos de criação em artes cênicas/educação, psicologia/sociologia clínica.

 

Downloads

Publicado

2022-03-25

Como Citar

DE SOUZA, J.; DE ANDRADE BAREICHA, P. S. . Laboratório de artes cênicas na socioeducação.: Pedagogia teatral para jovens em conflito com a lei. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 7, n. 2, p. 411–451, 2022. DOI: 10.5216/ac.v7i2.70455. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/70455. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Temas Variados