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O(s) As vozes que geram a forma no teatro negro feminista da Capulanas Cia. de Artes Negra

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DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v7i2.70393

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar uma experiência de militância feminista negra por meio da poética artística. Acompanharemos a trajetória da Capulanas Cia de Arte de Negra, grupo teatral de mulheres negras periféricas da zona sul da cidade de São Paulo e o seu trabalho estético que contribui para a produção de novas epistemes. Aqui, um cruzamento de vozes apresenta perspectivas sobre o trabalho da companhia, seus processos criativos e a recepção do público com uma de suas obras. Com isso, refletimos sobre o pensamento estético de um teatro negro que abrange temas sociais e políticos.

 

Palavras-chave: Teatro Negro. Feminismo Negro. Artetnografia. Corpo Motriz.

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Biografia do Autor

Kleber Lourenço, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Kleber Lourenço é ator, bailarino, coreógrafo, encenador, arte-educador e pesquisador em artes da cena. Doutorando em Artes pelo PPGArtes da UERJ, bolsista CAPES e Mestre em Artes pela UNESP, encenador na Capulanas Cia de Arte Negra e diretor artístico do Visível Núcleo de Criação. Integra o grupo de pesquisa MOTIM – Mito, Rito e Cartografias Femininas na Arte (CNPq/UERJ) e a Descentradxs – Red Descentrar la Investigación em Danza. Seus trabalhos concentram-se nas linguagens da dança e do teatro atuando nas áreas de coreografia, encenação e formação pedagógica.

E-mail: lourencokleber@gmail.com 

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Publicado

2022-03-25

Versões

Como Citar

LOURENÇO, K. O(s) As vozes que geram a forma no teatro negro feminista da Capulanas Cia. de Artes Negra: Não possui . Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 7, n. 2, p. 196–220, 2022. DOI: 10.5216/ac.v7i2.70393. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/70393. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático