BATUQUE NO CAMPUS
pedagogia e espiritualidade
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v6i2.66744Resumo
Nesse artigo pretendo refletir sobre o espaço das expressões afrodiaspóricas no ensino das Artes Cênicas. A reflexão se dá em torno de dois momentos no percurso de minhas pesquisas sobre cultura tradicional brasileira. Essas experiências, em seus contextos e consequências, põem em pauta as possibilidades e as dificuldades enfrentadas por epistemologias e pedagogias decoloniais na universidade.
Downloads
Referências
BENTO, Maria Aparecida da Silva. Pactos narcísicos no racismo: branquitude e poder nas organizações empresariais e no poder público. Tese de doutorado em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano- Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
DELEUZE, Gilles. Mil platôs. Capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1997.
DIAS, Paulo A F. Comunidades do Tambor. São Paulo: SESC Vila Mariana, São Paulo, 1999.
LIGIÉRO, Zeca. Batucar- Cantar- Dançar, Desenho das performances africanas no Brasil. Aletria. jan-abr, 2011, n 1, v 21.p-p 133-146.
MARTINS, Leda. Performances do tempo espiralar In ARBEX, Márcia; RAVETTI, Graziela. Performance, exílio e fronteiras: errâncias territoriais e fronteiras. Belo Horizonte: Departamento de Letras Românicas, Faculdade de Letras, UFMG, Poslit. 2002.
___________.Performances da oralitura: corpo lugar da memória. Letra: língua e literatura: limites e fronteiras – Revista do programa de pós-graduação em Letras da Universidade de Santa Maria, no.26, 2003.
MIRA, Maria Celeste. Entre a beleza do morto e a cultura viva: a(s) cultura(s) popular(es) na virada do milênio e seus mediadores simbólicos. Caderno CRH, vol. 29, núm. 78, septiembre-diciembre, 2016, Salvador: Universidade Federal da Bahia. pp. 427-442.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. Estética e política. São Paulo: Editora 34, 2005.
RUFINO, Luiz; SIMAS, Luiz Antônio. Encantamento. Sobre Política de vida. Rio de Janeiro, Mórula, 2020.
RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.
SANTO, Boaventura de Sousa Santos. Por uma sociologia das ausências e por uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, 63, Outubro, 2002: 237-280.
___________. Universidade no Século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Ed Cortez, 2011.
SODRE, Muniz. O Terreiro e a Cidade. A forma social negro-brasileira. Rio de Janeiro, Mauad X, 2019.
TRAVASSOS, Elizabeth. Música folclórica e movimentos culturais Caderno do Programa de pós-graduação em Música, 6, Rio de Janeiro. pp 89-113.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.