A Figura do Mateus e o Espetáculo Saudades Z(é):
A Magia do Ator-brincante e as Memórias que Atravessam o Tempo.
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v5i2.60834Resumo
O presente artigo tem como objetivo central, apresentar a brincadeira do Boi de Reis da comunidade do Sítio de Santa Cruz da Cidade de Vera Cruz/RN fazendo um recorte sobre o trabalho do brincante “Zé de Moura” – que assumiu durante muitos anos o personagem do Mateus na brincadeira do boi. Tal brincante inspirou a construção do espetáculo “Saudades Z(é)”, fruto da pesquisa de Mestrado intitulada Saudades Z(É): Metaforizando a construção do corpo brincante desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRN (2016). Ao falar do Mateus de Zé de Moura essa pesquisa atravessa as memórias de um povo, dos brincantes do Boi de Reis e do ator-brincante que se contaminou com a magia da brincadeira.
Palavras-Chave: Memórias, Brincadeira de Boi de Reis, Ator-Brincante.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.