A VISUALIDADE INCORPORADA EM LA BÊTE DE WAGNER SHWARTZ
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v3i2.49299Palavras-chave:
antiteatralidade, visualidade, participação, La Bête.Resumo
Partindo da observação/participação na obra La Bête (2013-) de Wagner Shwartz, o escrito desenvolve reflexão acerca dos modos particulares em que se instala a produção de sentido nesta ação de caráter participativo. Para o estudo pretendido, se utilizará como vetor de análise os conceitos de antimimesis e antiteatralidade, a partir da abordagem de Luiz Fernando Ramos (2015), e de visualidade na práxis cênica com base em algumas reflexões surgidas no encontro com prof. Dr. Eduardo Tudella, durante o seminário Práxis cênico- espetacular e visualidades (primeiro semestre de 2017). Posteriormente descreverá a ação proposta por Shwartz aos espectadores para refletir acerca da participação nesta experiência espetacular.
Downloads
Referências
CLARK, Lygia; OITICICA, Helio; FIGUEIREDO, Luciano. Lygia Clark - Helio Oiticica: Cartas, 1964-1974. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996.
CLARK, Lygia. Bichos, 1960. Em: O mundo de Lygia Clark. Associação Cultural: O mundo de Lygia Clark. Disponível em< http://www.lygiaclark.org.br/arquivoPT.asp> Acesso em: 21/08/2017.
DEWEY, John. Arte como experiência. Trad. Vera Ribeiro; introd.: Abraham Kaplan. São Paulo, Martins Fontes, 2010.
FABIÃO, Eleonora. Programa Performativo: o corpo-em-experiência. Revista do LUME, no4, 2013. Disponível em: <http://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/view/276/256> Acesso em: 20/08/2017
MARINHO, Ana Carolina. Crítica Performativa- La Bête. Revista Antropositivo, Curitiba, 2016. Disponível em: <https://issuu.com/antropositivo/docs/cp_labete> Acesso em: 20/08/2017
RAMOS, Luiz Fernando. Mimesis performativa: a margem de invenção possível. São Paulo:
Annablume, 2015.
RANCIÈRE, Jacques e Ivone C Benedetti. O Espectador Emancipado. 1st ed. São Paulo,Martins Fontes, 2012.
TUDELLA. Eduardo Augusto da Silva. Práxis cênica como articulação de visualidade: a luz na gênese do espetáculo. Tese (Doutorado) - Escola de Teatro. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.