Teatro do Pequeno Gesto: O Último Tango no Rio de Janeiro de Nelson Rodrigues

Autores

  • David George Lake Forest College, Illinois, Estados Unidos

Resumo

O dramaturgo Nelson Rodrigues é considerado o principal responsável pelo início do processo de modernização do Teatro Brasileiro. Dentre as peças por ele escritas, encontra-se A Serpente, encenada pela companhia carioca Teatro do Pequeno Gesto, sob a direção de Antonio Guedes. Este artigo visa a demonstrar que o espetáculo é fiel ao texto de Nelson, ao ilustrar a obra rodrigueana com uma encenação ao estilo do teatro pobre grotowskiano, que inclui cenografia minimalista, figurinos simples, um estilo de movimento que é tanto dança quanto marcação e iluminação que muda conforme o número de personagens presentes, estados de ânimo e estilo de movimento. Ocorre, no espetáculo, uma conjunção entre coreografia, música, técnicas do teatro pobre e, o mais importante de tudo, a obra minimalista de Nelson Rodrigues, que conta a estória da serpente venenosa do amor, da traição, do poder letal do sexo e do paraíso perdido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David George, Lake Forest College, Illinois, Estados Unidos

DAVID GEORGE nasceu em 1942, na cidade norte-americana de Minneapolis. Fez graduação, mestrado e PhD em literatura latino-americana, na Universidade de Minnesota. É professor de espanhol e português, com ênfase em literatura latino-americana, literatura brasileira, teatro brasileiro e estudos latino-americanos, no Lake Forest College (Chicago). É também diretor de teatro, tendo participado de grupos de referência nos Estados Unidos. No Brasil, dirigiu A Noite dos Assassinos, com alunos da ECA/USP, ganhando vários prêmios, no Festival Amador do SESC, em 1984. É autor de diversos livros e artigos publicados em inglês e português, dentre eles Teatro e Antropofagia (Global, 1986), Grupo Macunaíma: Carnavalizacão e Mito (USP/ Perspectiva, 1990), Flash & Crash Days: Brazilian Theater in the Post-Dictatorship Period (Garland, 2000) e Nelson Rodrigues and the Invention of Brazilian Drama (Latin American Theater Review Press, 2010).

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

GEORGE, D. Teatro do Pequeno Gesto: O Último Tango no Rio de Janeiro de Nelson Rodrigues. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 2, n. 1, p. 38–48, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/39285. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Temas Variados