Teatro do Pequeno Gesto: O Último Tango no Rio de Janeiro de Nelson Rodrigues
Resumo
O dramaturgo Nelson Rodrigues é considerado o principal responsável pelo início do processo de modernização do Teatro Brasileiro. Dentre as peças por ele escritas, encontra-se A Serpente, encenada pela companhia carioca Teatro do Pequeno Gesto, sob a direção de Antonio Guedes. Este artigo visa a demonstrar que o espetáculo é fiel ao texto de Nelson, ao ilustrar a obra rodrigueana com uma encenação ao estilo do teatro pobre grotowskiano, que inclui cenografia minimalista, figurinos simples, um estilo de movimento que é tanto dança quanto marcação e iluminação que muda conforme o número de personagens presentes, estados de ânimo e estilo de movimento. Ocorre, no espetáculo, uma conjunção entre coreografia, música, técnicas do teatro pobre e, o mais importante de tudo, a obra minimalista de Nelson Rodrigues, que conta a estória da serpente venenosa do amor, da traição, do poder letal do sexo e do paraíso perdido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 David George
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.