A Participação do Laboratório de Teatro de Formas Animadas na Montagem do Espetáculo O Grande Governador da Ilha dos Lagartos
Palavras-chave:
Teatro de animação, teatro de bonecos, processo criativo, interpretação teatral.Resumo
O presente trabalho apresenta o processo de criação de bonecos pelo Laboratório de Teatro de Formas Animadas – LATA, para o espetáculo O Grande Governador da Ilha dos Lagartos, texto original de Antônio José da Silva (1734), encenado por docentes e estudantes da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás - EMAC/UFG durante o IV Seminário Internacional de Musicologia (2014), bem como procedimentos sobre a interpretação voltada para a manipulação de bonecos. O processo relatado está vinculado aos objetivos do Projeto de Extensão e Cultura proposto pelo LATA, que englobam a pesquisa, a produção artística e acadêmica relacionada ao teatro de animação, linguagem caracterizada pela presença de objeto, ou corpo objetivado, imbuído da ideia de vida por meio de procedimentos e convenções cênicas. As experiências são relatadas pelo construtor dos bonecos, professor Francisco Guilherme, e pelo ator-protagonista da montagem, professor Saulo Dallago, acompanhadas por uma reflexão teórica sobre a interpretação/manipulação das formas animadas utilizadas no espetáculo.Downloads
Referências
BALARDIM, Paulo Cesar. Desdobramentos do ator, do objeto e do espaço. Tese (doutorado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Doutorado em Teatro, Florianópolis:[S.N.], 2013.
BELTRAME, Valmor Nini. Princípios técnicos do trabalho do ator-animador. Artigo virtual retirado do livro Teatro de bonecos: distintos olhares sobre teoria e prática. Florianópolis: UDESC, 2008, pg 25. Disponível em:
http://teatrodeanimacao.wordpress.com/revista-eletronica/principios-tecnicos-do-trabalho-do-ator-animador-por-valmor-nini-beltrame/. Acesso: 20/06/2014.
________________________. Animar o Inanimado: a formação profissional no teatro de bonecos. Tese (Doutorado em Artes). Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo: São Paulo:[S.N.], 2001.
CHEKHOV, Michael. Para o ator. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
MEYERHOLD, Vsevolod. Enunciados sobre a biomecânica. Artigo virtual retirado da revista Buffonneries, nº 18-19 - Exercise (s) - Le Siècle Stanislavski, Lectoure, 1989, pág. 215-219. Tradução de Roberto Mallet. Disponível em
http://www.grupotempo.com.br/tex_biomecanica.html. Acesso: 20/06/2014.
OLIVEIRA, José Luís de. O teatro de bonifrates em Antônio José da Silva, o Judeu. Dissertação de mestrado em ciências da cultura - especialização em cultura e artes. Vila Real: Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Saulo Germano Sales Dallago, Francisco Guilherme de Oliveira Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.