A Participação do Laboratório de Teatro de Formas Animadas na Montagem do Espetáculo O Grande Governador da Ilha dos Lagartos

Autores

  • Saulo Germano Sales Dallago Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil
  • Francisco Guilherme de Oliveira Junior Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

Palavras-chave:

Teatro de animação, teatro de bonecos, processo criativo, interpretação teatral.

Resumo

O presente trabalho apresenta o processo de criação de bonecos pelo Laboratório de Teatro de Formas Animadas – LATA, para o espetáculo O Grande Governador da Ilha dos Lagartos, texto original de Antônio José da Silva (1734), encenado por docentes e estudantes da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás - EMAC/UFG durante o IV Seminário Internacional de Musicologia (2014), bem como procedimentos sobre a interpretação voltada para a manipulação de bonecos. O processo relatado está vinculado aos objetivos do Projeto de Extensão e Cultura proposto pelo LATA, que englobam a pesquisa, a produção artística e acadêmica relacionada ao teatro de animação, linguagem caracterizada pela presença de objeto, ou corpo objetivado, imbuído da ideia de vida por meio de procedimentos e convenções cênicas. As experiências são relatadas pelo construtor dos bonecos, professor Francisco Guilherme, e pelo ator-protagonista da montagem, professor Saulo Dallago, acompanhadas por uma reflexão teórica sobre a interpretação/manipulação das formas animadas utilizadas no espetáculo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Saulo Germano Sales Dallago, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Goiás, Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás e Doutor em História pela mesma instituição, trabalha junto à Escola de Música e Artes Cênicas da UFG nos cursos de Artes Cênicas e Direção de Arte, atuando nas áreas de Interpretação, Oficina do Espetáculo, Performance, História do Teatro e Produção Cultural.

Francisco Guilherme de Oliveira Junior, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

Mestre em Educação pela UnB, com a Dissertação A Materialidade no Teatro de Animação, especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela UnB e licenciado em Educação Artística pelo Instituto de Artes/Departamento de Artes Cênicas da UnB (habilitação em Artes Cênicas). Pertence ao Quadro Docente da Escola de Música e Artes Cênicas - EMAC da Universidade Federal de Goiás, onde coordena os Laboratórios de Teatro de Formas Animadas e de Máscaras e Meios Expressivos. Atuou como professor efetivo de Artes Cênicas na Secretaria de Estado de Educação do DF no período de 2004 a maio de 2011, onde exerceu o cargo de Vice Diretor na Escola Parque 303/304 Norte no período de 2009 à maio de 2011.

Referências

BALARDIM, Paulo Cesar. Desdobramentos do ator, do objeto e do espaço. Tese (doutorado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Doutorado em Teatro, Florianópolis:[S.N.], 2013.

BELTRAME, Valmor Nini. Princípios técnicos do trabalho do ator-animador. Artigo virtual retirado do livro Teatro de bonecos: distintos olhares sobre teoria e prática. Florianópolis: UDESC, 2008, pg 25. Disponível em:

http://teatrodeanimacao.wordpress.com/revista-eletronica/principios-tecnicos-do-trabalho-do-ator-animador-por-valmor-nini-beltrame/. Acesso: 20/06/2014.

________________________. Animar o Inanimado: a formação profissional no teatro de bonecos. Tese (Doutorado em Artes). Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo: São Paulo:[S.N.], 2001.

CHEKHOV, Michael. Para o ator. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

MEYERHOLD, Vsevolod. Enunciados sobre a biomecânica. Artigo virtual retirado da revista Buffonneries, nº 18-19 - Exercise (s) - Le Siècle Stanislavski, Lectoure, 1989, pág. 215-219. Tradução de Roberto Mallet. Disponível em

http://www.grupotempo.com.br/tex_biomecanica.html. Acesso: 20/06/2014.

OLIVEIRA, José Luís de. O teatro de bonifrates em Antônio José da Silva, o Judeu. Dissertação de mestrado em ciências da cultura - especialização em cultura e artes. Vila Real: Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, 2010.

Downloads

Publicado

2015-03-31

Como Citar

DALLAGO, S. G. S.; OLIVEIRA JUNIOR, F. G. de. A Participação do Laboratório de Teatro de Formas Animadas na Montagem do Espetáculo O Grande Governador da Ilha dos Lagartos. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 1, n. 2, p. 88–100, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/33096. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Temas Variados