A vida como arte: Pierre Verger e a busca do sublime pelo instante qualquer em Andaluzia
DOI:
https://doi.org/10.5216/v.v22.75531Palavras-chave:
Andaluzia, Etnofotografia, Neohumanismo, Pierre VergerResumo
Este artigo visa a demonstrar que Pierre Verger encontrou na vida uma forma de dar corporeidade e rosto à noção de humano. Isso é feito por meio de três hipóteses sobre a fotografia de Verger. A primeira, pela comparação histórica e pela análise da sua etnografia fotográfica, afirma que Verger buscou o instante qualquer. A segunda propõe que há uma busca de Verger pelo sublime. Concluindo, a terceira hipótese é que o fotógrafo tinha uma orientação neohumanista. Toda análise é feita com base na obra "Pierre Verger. Andalucía 1935. Resurección de la memoria", que reúne fotografias tomadas por Verger em sua passagem pela região.
Downloads
Referências
ARÉVALO, G. Z. Preâmbulo. In: FUNDACIÓN CENTRO DE ESTUDIOS ANDALUCES, CONSEJERÍA DE LA PRESIDENCIA DE LA JUNTA DE ANDALUCÍA. Andalucía 1935: Ressurrección de la memoria. Andalucía: Fundação Ceiba – Fundação de Cultura AfroEspano-Americana, 2006. p. 1-12.
ATGET, E. Men’s fashions. 1925. WAM: Weisman Art Museum. Disponível em: https://wam.umn.edu/eugene-atget-mensfashions-1925. Acesso em: 18 jan. 2024.
BAUDELAIRE, C. O público moderno e a fotografia. In: TRACHTENBERG, A. (org.). Ensaios sobre fotografia: de Niépce a Krauss. Lisboa: Orfeu Negro, 2013. p. 99-104.
BENJAMIN, W. Pequena história da fotografia. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução: S. P. Rouanet. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012. p. 97-116.
BERGSON, H. A intuição filosófica. In: BERGSON, H. Cartas, conferências e outros escritos. Coleção Os pensadores. Seleção de textos: F. L. e Silva. Tradução: F. L. Silva e N. Caxeiro. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1984. p. 55-68.
CARTIER-BRESSON, H. Hyères, France. 1932. Disponível em: https://www.arapacis.it/. Acesso em: 18 jan. 2023.
CARTIER-BRESSON, H. O instante qualquer. In: CARTIER-BRESSON, H. O imaginário segundo a natureza. 3. ed. São Paulo: Ed. Gustavo Gili, 2015. p. 15-31.
CINTAS GUILLÉN, M. Andalucía 1935. Retrato en el olvido. In: VERGER, P. Andalucía 1935. Resurrección de la memoria. Fundación Centro de Estudios Andaluces: Consejería de la Presidencia de la Junta de Andalucía, 2006. p. 69.
DELEUZE, G. Imagem-movimento. Tradução: Stella Senra. São Paulo: Brasiliense. 1985.
FOUCAULT, M. História da Sexualidade – a vontade de saber. 13. ed. Rio de Janeiro: Edição Graal, 1999.
FUNDAÇÃO PIERRE VERGER. Introdução. In: FUNDAÇÃO PIERRE VERGER. [Site institucional]. Salvador, 1988. Disponível em: http://www.pierreverger.org/br/pierre-fatumbi-verger/biografia/biografia.html. Acesso em: 24 ago. 2021.
GUATTARI, F. Caosmose: um novo paradigma estético. Tradução: Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Claudia Leão. São Paulo: Editora 34, 1992.
PÔSSA, C. O fotógrafo Pierre Verger: primeiras experiências profissionais. Studium, [s. l.], n. 30, p. 6-22, 2010. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12383. Acesso em: 29 nov. 2020.
ROLIM, I. Os grupos de sociabilidade e a inserção de Pierre Verger na carreira de fotógrafo. Studium, Campinas, n. 30, p. 23-43, 2010. DOI: 10.20396/studium.v0i30.12384. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12384. Acesso em: 29 nov. 2020.
ROSSI, P. J. August Sander e Homens do século XX: a realidade construída. 2009. Tese (Doutorado em Sociologia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Sociologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde28042010095602/publico/PAULO_JOSE_ROSSI.pdf. Acesso em: 20 fev. 2023.
RUSSO, A. En el tricentenario de Lope de Vega: La Dorotea de Eduardo Marquina. Anuario Lope de Veja.Texto, literatura, cultura, Barcelona, v. 22, p. 238-260, 2016. DOI: 10.5565/rev/anuariolopedevega.156. Disponível em: https://revistes.uab.cat/anuariolopedevega/article/view/v22-russo. Acesso em: 10 jan. 2023.
SANDER, A. Crianças de classe média, 1925. In: The Museum of Modern Art. Nova York. Disponível em: https://www.moma.org/collection/works/193831. Acesso em: 30 jan. 2024.
SANDER, A. Estudos, Homem, colagem. In: WANDERLEI, L. C. Fotografias de trabalhadores de August Sander: paradigmas do século XIX para uma estética oitocentista. Sessões do Imaginário, [s. l.], v. 21, n. 36, 2016. p. 102-114.
SCHILLER, F. Do sublime ao trágico. Organização: Pedro Süssekind. Tradução e ensaios: Pedro Süssekind e Vladimir Vieira. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
SILVA, M. S. A fotografia na obra de Walter Benjamin: “dialéctica congelada” e a “segunda técnica”. História Revista, Goiânia, v. 21, n. 2, p. 40-60, 9 out. 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/
historia/article/view/43379. Acesso em: 10 jan. 2023.
SIMMEL, G. La significación estética del rostro. In: SIMMEL, G. El Individuo y la Libertad. Barcelona: Editora Peu de la creu, 2001. p. 283-292.
SIMMEL, G. Questões fundamentais da sociologia: indivíduo e sociedade. Tradução: Pedro Caldas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.
SOUTY, J. Em busca do olhar virgem. Studium, [s. l.], n. 30, p. 70-82, 2010. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12389. Acesso em: 29 nov. 2020.
UNGER, S. Images of the collective: shapes, types, and bodies in interwar Germany. Bulletin of the GHI, Washington, n. 64, p. 53-73, 2019. Disponível em: https://perspectivia.net/receive/pnet_mods_00002478. Acesso em: 21 jan. 2023.
VERGER retrata la Andalucía de los años 30 en imágenes inéditas halladas en Brasil. ABC DE SEVILLA, Sevilla, 22 fev. 2006. Cultura, p. 55. Disponível em: https://www.abc.es/hemeroteca/historico-20-02-2006/sevilla/Sevilla/verger-retrata-la-andaluciade-los-a%C3%B1os-30-en-imagenes-ineditas-halladas-enbrasil_102419713814.html. Acesso: 10 out. 2016.
VERGER, P. Andalucáa 1935: Ressurrección de la memoria. Andalucía: Fundação Ceiba-Funcação de Cultura Afro-EspanoAmericana, 2006.
VERGER, P. O Mensageiro. Fotografias 1932-1962. Salvador: Fundação Pierre Verger, 2003.
VERGER, P. 50 anos de fotografia. 1932-1982. Edição revista e ampliada. Salvador: Fundação Pierre Verger, 2011.
VIDOTTE, A.; RUI, A. J. Memória da Andaluzia no Brasil: os registros fotográficos de Pierre Verger. In: ROMERO SÁNCHEZ, Guadalupe (org.). Construyendo patrimonio. Mecenazgo y promoción artística entre América y Andalucía. 1. ed. Castelló de la Plana: Universitat Jaume I, 2019, v. 1. p. 169-192.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Visualidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.