A vida como arte: Pierre Verger e a busca do sublime pelo instante qualquer em Andaluzia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/v.v22.75531

Palabras clave:

Andaluzia, Etnofotografia, Neohumanismo, Pierre Verger

Resumen

Este artigo visa a demonstrar que Pierre Verger encontrou na vida uma forma de dar corporeidade e rosto à noção de humano. Isso é feito por meio de três hipóteses sobre a fotografia de Verger. A primeira, pela comparação histórica e pela análise da sua etnografia fotográfica, afirma que Verger buscou o instante qualquer. A segunda propõe que há uma busca de Verger pelo sublime. Concluindo, a terceira hipótese é que o fotógrafo tinha uma orientação neohumanista. Toda análise é feita com base na obra "Pierre Verger. Andalucía 1935. Resurección de la memoria", que reúne fotografias tomadas por Verger em sua passagem pela região.

Descargas

Biografía del autor/a

Ricardo Lenard Alves, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil. E-mail: ricardolenard@hotmail.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Citas

ARÉVALO, G. Z. Preâmbulo. In: FUNDACIÓN CENTRO DE ESTUDIOS ANDALUCES, CONSEJERÍA DE LA PRESIDENCIA DE LA JUNTA DE ANDALUCÍA. Andalucía 1935: Ressurrección de la memoria. Andalucía: Fundação Ceiba – Fundação de Cultura AfroEspano-Americana, 2006. p. 1-12.

ATGET, E. Men’s fashions. 1925. WAM: Weisman Art Museum. Disponível em: https://wam.umn.edu/eugene-atget-mensfashions-1925. Acesso em: 18 jan. 2024.

BAUDELAIRE, C. O público moderno e a fotografia. In: TRACHTENBERG, A. (org.). Ensaios sobre fotografia: de Niépce a Krauss. Lisboa: Orfeu Negro, 2013. p. 99-104.

BENJAMIN, W. Pequena história da fotografia. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução: S. P. Rouanet. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012. p. 97-116.

BERGSON, H. A intuição filosófica. In: BERGSON, H. Cartas, conferências e outros escritos. Coleção Os pensadores. Seleção de textos: F. L. e Silva. Tradução: F. L. Silva e N. Caxeiro. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1984. p. 55-68.

CARTIER-BRESSON, H. Hyères, France. 1932. Disponível em: https://www.arapacis.it/. Acesso em: 18 jan. 2023.

CARTIER-BRESSON, H. O instante qualquer. In: CARTIER-BRESSON, H. O imaginário segundo a natureza. 3. ed. São Paulo: Ed. Gustavo Gili, 2015. p. 15-31.

CINTAS GUILLÉN, M. Andalucía 1935. Retrato en el olvido. In: VERGER, P. Andalucía 1935. Resurrección de la memoria. Fundación Centro de Estudios Andaluces: Consejería de la Presidencia de la Junta de Andalucía, 2006. p. 69.

DELEUZE, G. Imagem-movimento. Tradução: Stella Senra. São Paulo: Brasiliense. 1985.

FOUCAULT, M. História da Sexualidade – a vontade de saber. 13. ed. Rio de Janeiro: Edição Graal, 1999.

FUNDAÇÃO PIERRE VERGER. Introdução. In: FUNDAÇÃO PIERRE VERGER. [Site institucional]. Salvador, 1988. Disponível em: http://www.pierreverger.org/br/pierre-fatumbi-verger/biografia/biografia.html. Acesso em: 24 ago. 2021.

GUATTARI, F. Caosmose: um novo paradigma estético. Tradução: Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Claudia Leão. São Paulo: Editora 34, 1992.

PÔSSA, C. O fotógrafo Pierre Verger: primeiras experiências profissionais. Studium, [s. l.], n. 30, p. 6-22, 2010. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12383. Acesso em: 29 nov. 2020.

ROLIM, I. Os grupos de sociabilidade e a inserção de Pierre Verger na carreira de fotógrafo. Studium, Campinas, n. 30, p. 23-43, 2010. DOI: 10.20396/studium.v0i30.12384. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12384. Acesso em: 29 nov. 2020.

ROSSI, P. J. August Sander e Homens do século XX: a realidade construída. 2009. Tese (Doutorado em Sociologia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Sociologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde28042010095602/publico/PAULO_JOSE_ROSSI.pdf. Acesso em: 20 fev. 2023.

RUSSO, A. En el tricentenario de Lope de Vega: La Dorotea de Eduardo Marquina. Anuario Lope de Veja.Texto, literatura, cultura, Barcelona, v. 22, p. 238-260, 2016. DOI: 10.5565/rev/anuariolopedevega.156. Disponível em: https://revistes.uab.cat/anuariolopedevega/article/view/v22-russo. Acesso em: 10 jan. 2023.

SANDER, A. Crianças de classe média, 1925. In: The Museum of Modern Art. Nova York. Disponível em: https://www.moma.org/collection/works/193831. Acesso em: 30 jan. 2024.

SANDER, A. Estudos, Homem, colagem. In: WANDERLEI, L. C. Fotografias de trabalhadores de August Sander: paradigmas do século XIX para uma estética oitocentista. Sessões do Imaginário, [s. l.], v. 21, n. 36, 2016. p. 102-114.

SCHILLER, F. Do sublime ao trágico. Organização: Pedro Süssekind. Tradução e ensaios: Pedro Süssekind e Vladimir Vieira. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

SILVA, M. S. A fotografia na obra de Walter Benjamin: “dialéctica congelada” e a “segunda técnica”. História Revista, Goiânia, v. 21, n. 2, p. 40-60, 9 out. 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/

historia/article/view/43379. Acesso em: 10 jan. 2023.

SIMMEL, G. La significación estética del rostro. In: SIMMEL, G. El Individuo y la Libertad. Barcelona: Editora Peu de la creu, 2001. p. 283-292.

SIMMEL, G. Questões fundamentais da sociologia: indivíduo e sociedade. Tradução: Pedro Caldas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.

SOUTY, J. Em busca do olhar virgem. Studium, [s. l.], n. 30, p. 70-82, 2010. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12389. Acesso em: 29 nov. 2020.

UNGER, S. Images of the collective: shapes, types, and bodies in interwar Germany. Bulletin of the GHI, Washington, n. 64, p. 53-73, 2019. Disponível em: https://perspectivia.net/receive/pnet_mods_00002478. Acesso em: 21 jan. 2023.

VERGER retrata la Andalucía de los años 30 en imágenes inéditas halladas en Brasil. ABC DE SEVILLA, Sevilla, 22 fev. 2006. Cultura, p. 55. Disponível em: https://www.abc.es/hemeroteca/historico-20-02-2006/sevilla/Sevilla/verger-retrata-la-andaluciade-los-a%C3%B1os-30-en-imagenes-ineditas-halladas-enbrasil_102419713814.html. Acesso: 10 out. 2016.

VERGER, P. Andalucáa 1935: Ressurrección de la memoria. Andalucía: Fundação Ceiba-Funcação de Cultura Afro-EspanoAmericana, 2006.

VERGER, P. O Mensageiro. Fotografias 1932-1962. Salvador: Fundação Pierre Verger, 2003.

VERGER, P. 50 anos de fotografia. 1932-1982. Edição revista e ampliada. Salvador: Fundação Pierre Verger, 2011.

VIDOTTE, A.; RUI, A. J. Memória da Andaluzia no Brasil: os registros fotográficos de Pierre Verger. In: ROMERO SÁNCHEZ, Guadalupe (org.). Construyendo patrimonio. Mecenazgo y promoción artística entre América y Andalucía. 1. ed. Castelló de la Plana: Universitat Jaume I, 2019, v. 1. p. 169-192.

Publicado

2025-02-11

Cómo citar

VIDOTTE, A.; LENARD ALVES, R. A vida como arte: Pierre Verger e a busca do sublime pelo instante qualquer em Andaluzia. Visualidades, Goiânia, v. 22, 2025. DOI: 10.5216/v.v22.75531. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/75531. Acesso em: 15 mar. 2025.

Número

Sección

Artículos