A validade da ideia de pesquisar na Arte e na Cultura Visual
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v16i2.56395Palavras-chave:
Cultura visual, Experiência estética, CatadoresResumo
Este texto debruça-se sobre a validade da ideia de que os educadores tenham uma atitude de catadores da cultura visual para o seu trabalho cotidiano, da escola até a universidade, ou em diferentes âmbitos pedagógicos. Repensando a noção de pós-produção educativa, já expressada em outros textos, se revisam séries de televisão – como Black Mirror ou Homeland –, obras de artistas visuaiscontemporâneos e diversas propagandas que compõem os imaginários infantis. O trabalho se estrutura nas contribuições mais recentes de autores como Nicholas Mirzoeff e Mieke Bal, orientando a ideia da permanência e importância dos estudos de Cultura Visual.
Downloads
Referências
AGUIRRE, Imanol. Esto no os lo explico porque no lo vais a
entender. Barcelona: s/d. 2005
_______ . Hacia una narrativa de la emancipación y la subjetivación
desde una educación del arte basada en la experiencia.
Revista Docencia. Santiago de Chile, año XX, Nº 57, p.
-15, diciembre 2015.
BAL, Mieke. Conceptos viajeros en las humanidades. Una guía
de viaje. Murcia: CENDEAC, 2009
______. Tiempos trastornados. Análisis, historias y políticas
de la mirada. Madrid: AKAL, 2016.
BREA, José Luis (Ed.). Estudios Visuales. Madrid: AKAL, 2005.
HERNÁNDEZ, Fernando. Espigadores de la Cultura Visual.
Otra narrativa para la educación de las artes visuales.
Barcelona: Octaedro, 2007.
MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Reflexividade
e pesquisa empírica nos infiltráveis caminhos da cultura
visual. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene
(Org.). Processos & práticas de pesquisa em Cultura Visual
& educação. Santa María: Editora UFSM, 2013. p. 61-76.
MARTINS, Raimundo; PASSOS SÉRVIO, Pablo. Distendendo
relações entre imagens, mídia, espetáculo e educação para
pensar a cultura visual. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO,
Irene. (Org.). Culturas das imagens. Desafíos para aarte e para a educação. Santa María: Editora UFSM, 2012,
p. 255-282.
MIRANDA, Fernando. Pós-produção educativa: a possibilidade
das imagens. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO,
Irene. (Org.). Culturas das imagens. Desafios para a arte
e para a educação. Santa María: Editora UFSM, 2012, p.
-98.
MIRZOEFF, Nicholas. How to see the world. An introduction
to images, from self-portraits to selfies, maps to movies, and
more. Nueva York: Basic Books, 2016.
MITCHELL, W. J. T. Teoría de la imagen. Madrid: AKAL, 2009.
PRADA, Juan Martín. Prácticas artísticas e Internet en la
época de las redes sociales. Madrid: AKAL, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.