O Projeto Atlas: curadoria e exposição como encenação do arquivo digital por Arno Gisinger e Georges Didi-Huberman.
DOI:
https://doi.org/10.5216/v.v19.55427Palavras-chave:
Curadoria, Exposição, ArquivoResumo
O trabalho apresenta a experiência colaborativa na concepção das exposições: Histoires de fantômes pour grandes personnes; Atlas, Suite; Afteratlas; e Nouvelle histoires de fantômes, estabelecida entre o historiador da arte e filósofo Georges Didi-Huberman e o artista, historiador e fotógrafo Arno Gisinger. Nestas exposições articulam-se meios de apresentação ou de encenação de um conteúdo que consiste em um arquivo digital de imagens intitulado Atlas, Suite. Objetiva-se aqui apresentar algumas possibilidades de interpretação deste conteúdo que envolvem aspectos reflexivos sobre a imagem e a história entrelaçados à experiência de concepção e de fruição da exposição de arte.
Downloads
Referências
ADORNO, W. T. O ensaio como forma. In: ADORNO, W. T. Notas de literatura I. Tradução de Jorge de Almeida. São Paulo: 34, 2003. p. 15-45.
BARTHES, R. A câmara clara: notas sobre a fotografia. Tradução de Julio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BENJAMIN, W. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. Tradução de Francisco de Ambrosis Pinheiro Machado. Porto Alegre: Zouk, 2012.
DIDI-HUBERMAN, G. Mnemosyne 42. Manifesta Journal: around curatorial practices, Amsterdam, julho de 2012. Disponivel em: http://www.manifestajournal.org/issues/regret-and-other-back-pages/mnemosyne-42#. Acesso em: 03/2017. Não paginado.
DIDI-HUBERMAN, G.La exposición como máquina de guerra. Minerva, Madrid, 2011. Disponivel em: http://www.circulobellasartes.com/revistaminerva/articulo.php?id=449. Acesso em: 11/ 2016. Não paginado.
DIDI-HUBERMAN, G. Pueblos expostos, pueblos figurantes. Tradução de Horacio Pons. Buenos Aires: Manantial, 2014.
DIDI-HUBERMAN, G. Uma Exposição na Época de sua Reprodutibilidade Técnica. Isis Gasparini Issuu. São Paulo, 2014. Tradução: Isis Gasparini. Disponivel em: https://issuu.com/isisgasparini/docs/traduc__a__o_didi-huberman_novas_hi. Acesso em: 05/ 2017. Não paginado.
GISINGER, A.; PIJARSKI, K.; SZERSZEń, T. Sources and Constellations. View. Theories and Practices of Visual Culture, Varsóvia, n. 14, p. 1-19, 2016
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Visualidades
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.