The Atlas Project: curating and exhibiting as staging the digital archive by Arno Gisinger and Georges Didi-Huberman

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/v.v19.55427

Keywords:

Curation, Exhibition, Archive

Abstract

This paper presents the collaborative experience in the design of the exhibitions: Histoires de fantômes
pour grandes personnes; Atlas, Suite; Afteratlas; and Nouvelle histoires de fantômes, established between
the historian of art and philosopher Georges Didi-Huberman and the artist, historian and photographer Arno Gisinger. In these exhibitions means of presentation or staging of a content are articulated consisting
of a digital image file entitled Atlas, Suite. The aim here is to present some possibilities of interpretation
of this content that involve reflective aspects about the image and history intertwined with the experience
of conception and fruition of the art exhibition.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Celina Figueiredo Lage, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, celinalage@gmail.com

Celina Figueiredo Lage é Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA/UEMG) e dos Cursos de Graduação da Escola Guignard, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Atuou de 2009 a 2012 no Programa de Pós-Graduação em Artes Aplicadas da Universidade Helênica Aberta, na Grécia. Doutora em Literatura Comparada, Mestre em Teoria da Literatura e Licenciada em Letras, com habilitação em Grego e Latim. Pós-doutorado pela National & Kapodistrian University of Athens (Grécia). Ex-Bolsista da Fundação Alexander Onassis, do State Scholarships Foundation (Grécia) e do CNPq. Vice-Presidente do Comitê Brasileiro para Reunificação das Esculturas do Partenon (membro do International Commitee for Reunification of the Parthenon Sculptures) com atuação junto ao Museu da Acrópole e Ministério da Cultura da Grécia. Ganhadora do prêmio Pontos de Memória no Exterior do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e do Ministério da Cultura, do prêmio Coroa de Ouro pela Associação do Helenismo Ecumênico (Grécia), e do Prêmio Xerox do Brasil na categoria Tradução pelo livro ?Poesia Grega Antiga?. Possui atuação artística internacional no campo da música experimental, poesia sonora, poesia digital e curadoria de eventos multimídia. Áreas de atuação - Artes Visuais, Artes, Literaturas Clássicas, Literatura Comparada, Mediação, Curadoria, Cinema, Fotografia, Música e Contemporaneidade.

Amanda Alves, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, art.amanda@gmail.com

Possui graduação em Educação Artística pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2001) especialização em Artes Plásticas e Contemporaneidade pela Escola Guignard/UEMG (2015) e mestrado em Artes pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2017). Tem experiência na área de Artes atuando como curadora de exposições de artes visuais e também como consultora na área de teoria da arte para projetos educativos e artistas.

References

ADORNO, W. T. O ensaio como forma. In: ADORNO, W. T. Notas de literatura I. Tradução de Jorge de Almeida. São Paulo: 34, 2003. p. 15-45.

BARTHES, R. A câmara clara: notas sobre a fotografia. Tradução de Julio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BENJAMIN, W. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. Tradução de Francisco de Ambrosis Pinheiro Machado. Porto Alegre: Zouk, 2012.

DIDI-HUBERMAN, G. Mnemosyne 42. Manifesta Journal: around curatorial practices, Amsterdam, julho de 2012. Disponivel em: http://www.manifestajournal.org/issues/regret-and-other-back-pages/mnemosyne-42#. Acesso em: 03/2017. Não paginado.

DIDI-HUBERMAN, G.La exposición como máquina de guerra. Minerva, Madrid, 2011. Disponivel em: http://www.circulobellasartes.com/revistaminerva/articulo.php?id=449. Acesso em: 11/ 2016. Não paginado.

DIDI-HUBERMAN, G. Pueblos expostos, pueblos figurantes. Tradução de Horacio Pons. Buenos Aires: Manantial, 2014.

DIDI-HUBERMAN, G. Uma Exposição na Época de sua Reprodutibilidade Técnica. Isis Gasparini Issuu. São Paulo, 2014. Tradução: Isis Gasparini. Disponivel em: https://issuu.com/isisgasparini/docs/traduc__a__o_didi-huberman_novas_hi. Acesso em: 05/ 2017. Não paginado.

GISINGER, A.; PIJARSKI, K.; SZERSZEń, T. Sources and Constellations. View. Theories and Practices of Visual Culture, Varsóvia, n. 14, p. 1-19, 2016

Published

2022-05-23

How to Cite

LAGE, C. F.; ALVES, A. The Atlas Project: curating and exhibiting as staging the digital archive by Arno Gisinger and Georges Didi-Huberman. Visualidades, Goiânia, v. 19, 2022. DOI: 10.5216/v.v19.55427. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/55427. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Articles