Diálogos entre som e cor
nuances ampliadas
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v17.50324Palavras-chave:
Percepção, Relação som-cor, SinestesiaResumo
O diálogo entre o som e a cor se mostra presente ao longo da história, tangendo os campos da arte, música, literatura, tecnologia e comunicação. Essa relação tem muito a dizer sobre a percepção. Para discutir essa temática, realiza-se uma pesquisa bibliográfica e investiga-se a relação entre sons e cores quando materializada em imagens, vídeos, textos e outros artefatos. Neste trabalho, a Sinestesia será o conceito envolvido na investigação dessas relações. Destaca-se a contribuição do presente trabalho aos estudos da percepção, colaborando com os modos de ver e suas várias instâncias, os suportes de comunicação e as formas de experienciação.
Downloads
Referências
BASBAUM, Sérgio R. Sinestesia, arte e tecnologia: fundamentos da Cromossonia. 1. ed. São Paulo: Annablume/FAPESP, 2002.
BASBAUM, Sérgio R. Sinestesia e percepção digital. TECCOGS: Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, São Paulo. v. 03, n. 6, p. 246-265 jun. 2012. Disponível em <http://www4.pucsp.br/pos/tidd/teccogs/artigos/2012/edicao_6/9sinestesia_e_percepcao_digital-sergio_basbaum.pdf>. Acesso em: 28 Jan. 2017.
BACHA, M.; STREHLAU, V.; ROMANO, R. Percepção: termo frequente, usos inconsequentes em pesquisa. In: 30º Encontro da ANPAD, p. 1-15 2006, Salvador, BA, EnANPAD, 2006. Disponível em:< http://www.anpad.org.br/enanpad/2006/dwn/enanpad2006-mkta-1332.pdf>. Acesso em: 20 Set. 2017
CAMPOS, Augusto e Haroldo de. Panaroma de Finnegans Wake. São Paulo: Perspectiva, 1971, 218 p.
CAZNOK, Yara B. Música: entre o audível e o visível. 2. ed. São Paulo: UNESP, 2008, 248 p.
CATUNDA, Marta. Comunicasom: uma reflexão sobre o som na sociedade tecnológica. Revista Famecos – Mídia, cultura e tecnologia, Porto Alegre, n.12, 2000. Disponível em:< http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3067/2345> Acesso em: 20 Set. 2017.
DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010, 264 p.
EYBEN, P. BAVEL: Aspecto e escritura em Ulysses. Scientia Traductionis,
Florianópolis n.8, 2010. Disponível em< https://periodicos.ufsc.br/index.php/scientia/index> Acesso em 25 Jul. 2017
GIBSON, James J. The perception of the Visual World. Connecticut: Greenwood Publishers, 1974, 235 p.
HARBISSON, Neil. Cyborg Foundation. p. 1-14 Disponível em:< http://cyborgproject.com/pdf/NeilHarbisson-A-cyborg-artist.pdf>. Acesso em: 13
Mar. 2017.
INGOLD, Tim. Pare, olhe, escute! Visão, audição e movimento humano. Ponto
Urbe. Revista do núcleo de antropologia urbana da USP. n. 3, p. 1-53 Jul. 2008. Disponível em:< http://pontourbe.revues.org/1925>. Acesso em: 29 Jan. 2017
LEITE, Ana Cristina dos Santos. Pinturas Sonoras: a Tradução entre a Imagem Pictórica e o Som Musical, no contexto da Performance Artística. 2009.161 f. Dissertação (Mestrado em Multimídia) - Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, 2009.
MARI, Hugo. Sinestesia e metáforas. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 18, n. 34, p.
-282, 2º sem. 2014. Disponível em:< http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/issue/view/672/showToc> Acesso em: 20 Set. 2017.
NAUMANN, Sandra. Imagem Expandida. In: TECCOGS - Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, n. 6, p. 155-187, jan-jun, 2012. Disponível em. Acesso em 05 Fev. 2017.
OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. Introdução à melopoética: a música na literatura brasileira. In: Literatura e música. OLIVEIRA, Solange Ribeiro et al. São Paulo: Editora Senac São Paulo: Instituto Itaú Cultural, 2003, p. 17 - 48.
RAMACHANDRAN, Vilayanur S.; HUBBARD, Edward M. Hearing colors, tasting shapes. Scientific American. v. 288, n. 5, p. 53-59, may. 2003. Disponível em: <https://www.scientificamerican.com/article/hearing-colors-tasting-shapes/>. Acesso em: 28 Jan. 2017.
SILVEIRA, Luciana. M. Introdução a Teoria da Cor. 2. ed. Curitiba: Ed. UTFPR, 2015, 194 p.
TOFFOLO, Rael B. G.: OLIVEIRA, Luís. F.: ZAMPRONHA, Edson S. Paisagem Sonora: uma proposta de análise. In: Anais do 14º Encontro da ANPPOM. [S.l.: s.n.], p.1-11, 2003. Disponível em:< http://cogprints.org/3000/1/TOFFOLO_OLIVEIRA_ZAMPRA2003.pdf. Acesso em: 20 Set. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.