Intervenção marinha: a arte ecológica de Jason Decaires Taylor
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v16i1.46419Palavras-chave:
Artes Visuais, Arte Contemporânea, Meio-ambienteResumo
Este artigo apresenta análises sobre a arte de Jason deCaires Taylor, articuladas com proposições extraídas da obra do filósofo Hans Jonas (1997, 2006). Desse modo, baseia-se nas investigação dos processos de criação do artista, além das experiências ética, estética e ecológica de sua arte, evidenciando um conceito amplamente defendido por Hans Jonas, o “Princípio Responsabilidade”.
Downloads
Referências
HEGEL, Georg W. F. Vorlesungen über die Philosophie der
Kunst. Hamburg: Felix Meiner, 1998.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método. Tradução de
Flávio P. Meurer. 4 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
JONAS, Hans. Memórias. Madrid: Losada, 2005.
____. O Princípio Responsabilidade: ensaio de uma ética
para uma civilização tecnológica. Rio de Janeiro: PUC
Rio, 2006.
____. Técnica, medicina y ética: la práctica del principio
responsabilidad. Barcelona: Paidós, 1997.
KOSUTH, Joseph. Escritos de artistas. Anos 60/70. In:
FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecilia (Org.). Rio de
Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006. p. 210-234.
LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Tradução Ricardo Corrêa Barbosa. 6 ed. Rio de Janeiro: José
Olympio, 2000.
MELLO, Sidney L. M.; PALMA, Jorge J. C. Geologia e geofí-
sica na exploração de recursos minerais marinhos. Revista
Brasileira de Geofísica, v. 18, n. 3, 2000.
MORIN, Edgard. Da culturanálise à política cultural. Revista
Margem, São Paulo, n. 16, p. 183-221, dez. 2002.
____. Os setes saberes necessários à educação do futuro.
Tradução de Catarina Eleonora F. Silva e Jeanne Sawaya.
São Paulo: Cortez, 2000.
NIETZSCHE, Friedrich. O nascimento da tragédia, ou helenismo e pessimismo. Tradução, notas e posfácio de J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
MUSEU ATLÂNTICO (MA). Dossiê comercial do Museu
Atlântico. Lanzarote: Centros de Arte, Cultura y Turismo
– Cabildo de Lanzarote; Gobierno de Canarias, 2015.
VOLZ, Jochen (Cur.); NGCOBO, Gabi; REBOUÇAS, Júlia;
LARSEN, Lars Bang; OLASCOAG, Sofia (Cocuradores).
Incerteza viva é o título da 32ª Bienal. 2015. Disponível
em: <http://bienal.org.br/bienal.php?i=56>. Acesso em:
set. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.