A arte transmídia de instalação nas décadas de 1960/1970 e na contemporaneidade (André Parente e Kátia Maciel)
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v14i1.35932Resumo
A arte no contexto da transmídia, ao se contaminar por recursos de diversos meios, tais como o cinema, o vídeo e as novas tecnologias audiovisuais, ultrapassa fronteiras, abre passagens e desloca espaços e temporalidades sugerindo a participação do público. A partir de uma proposição comparativa e temporal, este estudo pretende traçar possibilidades dialógicas dos conceitos e práticas da arte de instalação transmidiática de vanguarda que tiveram início na década de 1960 e se prolongaram por toda a década de 1970 – sobretudo os do grupo Fluxus, de Jack Smith, do Cinema expandido, das manifestações ambientais de alguns artistas brasileiros (a exemplo de Hélio Oiticica) e da atualidade, com enfoque em dois artistas brasileiros: André Parente e Kátia Maciel.
Palavras-chave: arte transmídia, instalação, audiovisual
Downloads
Referências
Referências bibliográficas
BASBAUM, Ricardo. KM: Devarios. Catálogo Dois (org. André Parente e Kátia Maciel). Caixa Cultural, Brasília: 2014. Disponível em: http://static1.squarespace.com/static/5446cccce4b0721294212654/t/54c64358e4b0dec48bcd3700/1422279512331/livro+dois.pdf. Último acesso em: 26 abr. 2015.
BELLOUR, Raymond. Entre-imagens. São Paulo: Papirus, 1997.
CARRAPATOSO, Thiago. A arte do cibridismo. FUNARTE, 2010. Disponível em: http://www.academia.edu/2553888/A_Arte_do_Cibridismo. Último acesso em: 5 maio 2015.
COSTA, Cacilda Teixeira da. Wesley Duke Lee: um salmão na corrente taciturna. São Paulo: EdUSP, 2005.
DELEUZE, Gilles. L’image-mouvement. Cinéma 1. Les Éditions de Minuit: Paris, 1983.
DEWEY, John. Últimos Escritos, 1925-1953. In BOYDSTON, Jo Ann (org.). Arte como Experiência. (Trad.) Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010. 648p.
DUCHAMP, Marcel. O ato criador. In BATTCOCK, G. A nova arte. Trad. Cecília Prada e Vera de Campos Toledo. São Paulo: Perspectiva, 1975.
FAVARETTO, Celso Fernando. A invenção de Hélio Oiticica. São Paulo: Edusp, 1992.
FIGUEIREDO, Luciano. (org.). Lygia Clarck – Hélio Oiticica: Cartas – 1964-1974. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1998.
FRIELING, Rudolf. & DANIELS, Dieter (org). Medien Kunst Aktion: Die 60er Und 70er Jahre in Deutschland / Media Art Action: Yhe 1960s And The 1970s in Germany. Viena/ Nova Iorque: Springer, 1997.
GOBATTO, Marcelo Roberto. Entre Cinema e Videoarte: Procedimentos disjuntivos de montagem e narrativas sensoriais. 2007. 327f. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, 2009.
LAGNADO, Lizette. A instauração: um conceito entre instalação e performance. In: BASBAUM, Ricardo. Arte contemporânea brasileira. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001.
MACIEL, Kátia. Transcinemas e a estética da interrupção. In BRUNO, Fernanda; FATORELLI, Antonio. Limiares da Imagem - Tecnologia e Estética na Cultura Contemporânea. Rio de Janeiro: Mauad Editora, 2006.
MACIUNAS, George. Manifesto on Art – Fluxus Art Amusement, 1965. Disponível em: http://randallszott.org/. Último acesso em 18 maio 2015.
MACHADO, Arlindo. Made in Brasil: Três Décadas do Vídeo Brasileiro, São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2007.
MALLARMÉ, Stéphane. Un coup de dés jamais n’abolira le hasard. Paris: Gallimard, 1993.
MCSHINE, Kynaston. Information Exhibition Research, The Museum of Modern Art Archives, New York. Disponível em: < moma.org/learn/resources/archives>. Acesso em: 9 Set. 2012
MELLO, Christiane. Extremidades do Vídeo. São Paulo: Editora Senac, 2008.
MORSE, Margaret. Video installation art: the body, the image, and the space-in-between. In HALL, Doug e FIFER, Sally Jo (org.). Illuminating Video – an Essential Guide to Video Art. New York: Aperture, 1990.
OITICICA, Hélio. Hélio Oiticica. Carta ao Guy Brett, 2 de abril de 1968. Rio de Janeiro: Rioarte, 1996
_______________. Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
_______________. PHO 0316/73
_______________. AHO/PHO 1111/71
_______________. PHO 0409/72
PARENTE, André. A imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Editora 34,1993.
RUSH, Michael. Novas Mídias na Arte Contemporânea. Tradução Cássia Maria Nasser. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus. 2003. p. 162.
SPERLING, David. Corpo + Arte = Arquitetura. As proposições de Hélio Oiticica e Lygia Clark. In BRAGA, Paula (org.). Seguindo Fios Soltos: caminhos na pesquisa sobre Hélio Oiticica. Edição especial da Revista do Fórum Permanente (www.forumpermanente.org) (ed.) Martin Grossmann.
VOSTELL, Wolf. Catálogo da exposição Dé-coll/age. The Art of Wolf Vostell. Bélgica: Verbeke Foundation, 14.04.2012 a 29.07.2012.
YOUNGBLOOD, Gene. Expanded Cinema. New York: Dutton, 1970.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.