El arte transmedia de instalación en las décadas de 1960/ 1970 y en la contemporaneidad (André Parente y Kátia Maciel)

Autores/as

  • Natasha Marzliak (UNICAMP, Brasil) UNICAMP
  • José Eduardo Ribeiro de Paiva (UNICAMP, Brasil) UNICAMP
  • Marcelo Antonio Milaré Veronese (UNICAMP, Brasil) UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5216/vis.v14i1.35932

Resumen

El arte en el contexto de transmedia, al contaminarse con los recursos de diversas medias, tales como el cine, el video y las nuevas tecnologías audiovisuales, ultrapasa fronteras, abre caminos y disloca espacios y temporalidades sugiriendo la participación del público. A partir de una propuesta comparativa y temporal, este estudio pretende trazar posibilidades dialógicas de los conceptos y prácticas del arte de instalación transmediática de vanguardia que tuvo inicio en la década de 1970 – sobre todo los del grupo Fluxuz, de Jack Smith, del Cine expandido, de las manifestaciones ambientales de algunos artistas brasileños (por ejemplo de Hélio Oiticica) y de la actualidad, centrándose en dos artistas brasileños: André Parente y Kátia Maciel.

Palabras-clave: arte transmedia, instalación, audiovisual

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Biografía del autor/a

Natasha Marzliak (UNICAMP, Brasil), UNICAMP

Bacharel em Artes Visuais (2005), mestra em Cultura Audiovisual e Mídia (2012) e doutoranda em Multimeios e Arte (2014 - andamento) no Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UNICAMP e no Departamento de Cinema e Audiovisual da Universidade Panthéon-Sorbonne Paris 1. Artista visual, cineasta e pesquisadora, atua em projetos de video-arte, filme experimental e de vídeo e cine-instalação.

José Eduardo Ribeiro de Paiva (UNICAMP, Brasil), UNICAMP

José Eduardo Ribeiro de Paiva,  (Eduardo Paiva) é professor do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação do Instituto de Artes da UNICAMP e professor do programa de pós graduação em Artes Visuais e do programa de pós graduação em Música da mesma instituição. Graduado em Música, mestre em Artes e Doutor em Multimeios, desenvolve desde os anos 80, trabalhos sobre as relações entre arte, mídia,  tecnologia e produção audiovisual.

Marcelo Antonio Milaré Veronese (UNICAMP, Brasil), UNICAMP

Bacharel em Letras (1998), Mestre em Teoria e História Literária (2009) e doutorando em Teoria e História Literária (2011 – em andamento) pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de Língua Portuguesa, Redação, Poesia e Literatura, com ênfase em: Poesia Brasileira, Literatura Brasileira, Poesia Italiana, Poesia Inglesa, Poesia Francesa, Beat Generation.

Citas

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Publicado

2016-09-06

Cómo citar

MARZLIAK (UNICAMP, BRASIL), N.; RIBEIRO DE PAIVA (UNICAMP, BRASIL), J. E.; MILARÉ VERONESE (UNICAMP, BRASIL), M. A. El arte transmedia de instalación en las décadas de 1960/ 1970 y en la contemporaneidad (André Parente y Kátia Maciel). Visualidades, Goiânia, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.5216/vis.v14i1.35932. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/35932. Acesso em: 24 nov. 2024.