Caixa de Pandora: imagem, espaço e tradução em redes de colaboração
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v13i1.34145Resumo
Buscamos identificar os mecanismos de expansão da fotografia e do vídeo em suas relações com o conteúdo literário nos trabalhos produzidos pioneiramente pelo grupo Caixa de Pandora no estado do Pará, Brasil. Constatamos a presença do que chamamos de Redes de Colaboração, interconectadas a partir dos seguintes Nós de Interação: 1) o processo de tradução do conteúdo literário, 2) a fotografia expandida, e 3) a espacialização da imagem.
Palavras-chave: processos de tradução, espacialização, redes de colaboração
Downloads
Referências
AUMONT, Jacques. A imagem. 13ª Ed. Campinas, SP: Papirus, 1993.
BELLOUR, Raymond. Entre-imagens: Foto, cinema, vídeo. Campinas, SP: Papirus,1997.
FERNANDES JUNIOR, Rubens Fernandes. A Fotografia Expandida. São Paulo: PUC, 2002. 275 p. Tese (Doutorado) – Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
FLUSSER, Vilém. A filosofia da Caixa Preta. São Paulo: Editora Hucitec, 1985.
JAKOBSON, Roman. Linguística e Comunicação. São Paulo: Editora Cultrix, 2007.
LEAL, Cláudio De La Rocque. E a surpresa ganha forma: primando por jogos de luz e experimentações, o trabalho do grupo Caixa de Pandora vai ser exposto em Curitiba. Belém – Pará. Caderno Cartaz. Jornal O Liberal. 23 de abril de 1996..
MUSSO, Pierre. A filosofia da rede. In: PARENTE, André (org). Tramas da Rede. 1ª ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2004.
MOKARZEL, Marisa. Caixa de Pandora: deslocamentos, novas linguagens e práticas na fotografia paraense dos anos 1990. Texto da palestra proferida em 10/10/2008 no III Seminário Arte, Cultura e Fotografia: Metodologias de investigação. Arte como fotografia/fotografia como arte no MAC-USP.
PARENTE, André. Cinema em trânsito: do dispositivo do cinema ao cinema do dispositivo. In: PENAFRIA, Manuela; MARTINS, Índia Mara (orgs.). Estéticas do Digital: cinema e tecnologia. Labcom, 2007.
PLAZA, Julio. Tradução Intersemiótica. São Paulo: Perspectiva / Brasília: CNPq, 1987.
SALLES, Cecília Almeida. Redes da criação: Construção da obra de arte. 2 ed. São Paulo: Editora Horizonte, 2006.
SANT’ANNA, Afonso Romano de. Paródia, paráfrase & Cia. 3ª ed. São Paulo: Ática, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.